Oficinas fortalecem competências organizacionais na Resex Ituxi (AM)

Oficinas fortalecem competências organizacionais na Resex Ituxi (AM)

Os manejadores do Empreendimento Angelim, projeto de manejo florestal madeireiro comunitário realizado pelos moradores da Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, estão em campo executando a segunda etapa da exploração referente à primeira Unidade de produção Anual (UPA). Paralelo as atividades operacionais na floresta, parte do grupo se esforça para desenvolver habilidades que incluem técnicas de gestão em cooperativas e associações, além de comunicação, informática e elaboração documental, que permitirão organizar de forma autônoma todas as etapas da cadeia produtiva dos produtos florestais.

O Instituto Floresta Tropical (IFT) apoia o manejo florestal comunitário desenvolvido na Resex. Como parte do planejamento estratégico no âmbito do projeto realizado em parceria com o Fundo Vale, foram realizadas do dia 14 a 16 de novembro as oficinas de comunicação, cooperativismo e levantamento de riscos da gestão dos empreendimentos florestais. Na Resex Ituxi, atualmente, três organizações sociais comunitárias atuam com gestão: Associação dos Produtores Agroextrativistas da Assembleia de Deus do Rio Ituxi (Apadrit), Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do Ituxi (Coopagri) e Empreendimento Angelim.

A oficina de comunicação sensibilizou os participantes para a importância da comunicação no processo de organização institucional. Por meio da construção do conhecimento de forma compartilhada e colaborativa de forma colaborativa foram apresentados os instrumentos de comunicação que podem ajudar a desenvolver as instituições e fortalecer os processos. Além disso, foi apontado instrumentos de reflexão sobre a comunicação e o papel de cda integrante das instituições, com foco na atuação da diretoria da Coopagri como propagadores da imagem da cooperativa.

Gestão estratégica

A metodologia utilizada permitiu a participação de todos os presentes. Foram oferecidos dois tipos de atividades complementares: blocos de conhecimento teórico repassado mediante exposições explicativas, com uso de slides, vídeos curtos e dinâmicas de grupo; e outro bloco prático, desta vez para desenvolver habilidades como comunicação oral e levantar questões que ao final compuseram um questionário que será aplicado na Coopagri, para medir o nível de informação que os cooperados possuem sobre a instituição.

Outro tema abordado durante o encontro em Lábrea foi a organização da cooperativa. De acordo com Maria Antônia Nascimento, consultora especialista em cooperativismo, a proposta é fortalecer a gestão com foco no Planejamento Estratégico da COOPAGRI e da APADRIT.  “ANeste sentido trabalhamos em tiramos dúvidas sobre o processo de efetivação da cooperativa junto aos órgãos competentes, refletimos sobre em que etapa desse processo estamos, quais os próximos passos, quais riscos e como mitigar os riscos, além da comercialização da madeira safra da 2016”, explicou.

Além das atividades com os produtores agroextrativistas, o IFT se reuniu com o chefe da Resex, Joedson Quintino, analista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para alinhar as estratégias de apoio e compartilhar informações interinstitucionais.

dsc_0543

Coordenadora do Programa Florestas Comunitárias fala com participantes da oficina.

dsc_0565

Consultora Maria Antônia tira dúvidas sobre gestão de cooperativas.

dsc_0546

O jornalista Elias Santos, do IFT, ministra oficina de Comunicação Organizacional.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário