Curso Internacional promove a conservação da biodiversidade por meio do Manejo Florestal

Curso Internacional promove a conservação da biodiversidade por meio do Manejo Florestal

Belém recebe o curso internacional intitulado “Conservação da Biodiversidade através do Manejo Florestal Ecologicamente Responsável das Florestas Produtivas da Amazônia”, realizado pelo projeto “Fortalecimento Institucional dos Países Membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em Manejo Florestal Ecologicamente Responsável e Conservação da Biodiversidade em Florestas Manejada da Amazônia”. O curso no Brasil foi desenvolvido em parceria com o Instituto Floresta Tropical (IFT), Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Organização do Tratado de Cooperação Amazônica OTCA.

Com duração efetiva de seis dias, o curso foi desenhado no formato de capacitação intensiva. Uma parte teórica será realizada em Belém e outra parte prática inicia na próxima segunda-feira, 24/09, no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB), do IFT. O mesmo curso será realizado posteriormente em outros dois Centros de Excelência Regionais (CER) estratégicos para os países membros: Instituto de Pesquisa da Amazônia Peruana (IIAP), em Iquitos, no Perú; e Centro de formação florestal incorporado (FTCI), em Georgetown, na Guiana.

Participantes durante a abertura do curso, realizada no dia 20/09.

Os participantes foram selecionados por meio de processo de avaliação via formulário de aplicação. No total, foram selecionados 25 participantes, entre Bolívia (3), Perú (2), Colômbia (2), Venezuela (1), Suriname (3), Guyana (2), Equador (3) e Brasil (10). Tratam-se de profissionais do setor florestal dos países membros OTCA, que atuam em campo, em instituições de governo, organizações não-governamentais, pesquisa e ensino, e empresas privadas. Esses agentes estão envolvidos em diversas atividades de manejo florestal, sobretudo aquelas que incluem a participação de comunidades. Portanto, eles poderão experimentar a prática de conservação de biodiversidade em atividades de manejo florestal, a partir de uma realidade amazônica.

Iran Paz Pires, secretário executivo do IFT, durante abertura do curso.

O curso de capacitação foi desenvolvido a partir de um exercício de construção participativa realizado por especialistas em florestas e biodiversidade dos países membros, tendo como principal insumo os resultados da Fase I do Projeto, correspondendo à Avaliação Nacional da Situação do Manejo Florestal. De acordo com a organização, com a implementação do curso, que é piloto, inicia um processo de desenvolvimento e fortalecimento da capacidade técnica necessária para implementação e aprimoramento de modelos de manejo florestal e práticas ecologicamente responsáveis, com abordagem de gestão territorial, que favorece a conservação das florestas e sua biodiversidade, assim como a manutenção dos meios de subsistência das comunidades locais e indígenas da Amazônia, cumprindo assim com o objetivo central do projeto.

De acordo com Iran Paz Pires, secretário executivo do IFT, o curso é diferenciado quando comparado aos cursos tradicionalmente oferecidos pelo IFT. “Enquanto costumamos focar às questões práticas e de aplicação das diversas técnicas para a condução do manejo, o curso da OTCA será mais abrangente ao trazer componentes da conservação da biodiversidade como fauna, recursos hídricos entre outros”, explica.

Programação

O programa curricular do curso leva em conta as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – sobre os objetivos de aprendizagem necessários para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) -, e os compromissos da Convenção sobre Diversidade Biológica e as Diretrizes da ITTO/IUCN (para a Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Florestas Tropicais Produtoras de Madeira).

O curso é composto por cinco módulos, um introdutório e quatro técnicos, que abordarão vários tópicos dentro dos seguintes tópicos principais: Módulo introdutório: Situação regional atual da conservação da biodiversidade no âmbito do manejo florestal (Resultados do projeto da Fase I); Módulo I: Instrumentos de Política de Manejo Florestal e Biodiversidade na Amazônia; Módulo II: Fundamentos para a integração da biodiversidade no Manejo Florestal Sustentável das Florestas Amazônicas; Módulo III: Planejamento do Manejo Florestal Sustentável e Integração da Biodiversidade; Módulo IV: Boas Práticas para o Manejo Florestal Sustentável.

Com as atividades prática, os participantes poderão acessar técnicas eficazes para a execução do Manejo Florestal Sustentável, por meio do uso de conceitos, ferramentas e tecnologias apropriadas para um manejo ecologicamente responsável, que garanta a conservação da biodiversidade das florestas produtivas da Amazônia. A troca de experiências também será enriquecida com a participação de diferentes especialistas locais convidados, através de fóruns e debates sobre os temas abordados. Essa integração entre atores e países resultarão em diretrizes para cooperação internacional dos países membros da OCTA. Na abertura do curso, participam representantes da secretaria executiva da OTCA, do Serviço Florestal Brasileiro e do IFT, além dos participantes.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário