01 ago Série de TV sobre manejo florestal contou com apoio do IFT
Em 2012 as ações de manejo florestal sustentável desenvolvidas pelo Instituto Floresta Tropical Johan Zweede foram temas da série “Florestabilidade”, exibida pelo Canal Futura, emissora do grupo Globo. A série educativa de 15 episódios foi uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do Fundo Vale, com apoio institucional do Serviço Florestal Brasileiro e do IFT. O programa, apresentado pelo ator Sérgio Marone, mostrou experiências bem-sucedidas no manejo de recursos das florestas pela população ribeirinha, em comunidades extrativistas, indígenas e por empresas nos estados do Acre, Amazonas e Pará.
Segundo os produtores, o projeto teve o objetivo de despertar vocações para carreiras ligadas ao manejo florestal e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos da extensão rural da Amazônia, promovendo um espaço maior de interatividade no campo.
Utilizando como base a metodologia pedagógica da TelessalaTM, aprimorada pela Fundação Roberto Marinho ao longo de mais de duas décadas, o Florestabilidade contou com recursos pedagógicos que incluiram, além dos 15 programas de televisão, 15 programas de rádio, dois livros (com conteúdo sobre manejo florestal e sugestões de planos de aula), o jogo Florestabilidade e um website interativo (www.florestabilidade.org.br) – que conectou os participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.
O IFT foi uma das instituições que contribuíram com o desenvolvimento do material pedagógico utilizado no programa. A série também contou com o apoio de profissionais do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).
Assista abaixo uma das edições do programa Florestabilidade:
Sem Comentários