23 mar Projeto atendido pelo IFT é destaque na revista Conexão STIHL
O projeto de manejo madeireiro sustentável atendido pelo o Instituto Floresta Tropical (IFT) na Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no Pará, foi destaque na edição 101 da revista digital Conexão Stihl, informativo trimestral produzido pela Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. A publicação ressaltou a entrega de uma lancha voadeira doada pela empresa. destinada exclusivamente para as ações de manejo da unidade de conservação.
A entrega do veículo, realizada no final do ano passado, faz parte de um projeto firmado com o IFT, que prevê o fortalecimento das organizações locais e a promoção do manejo florestal na localidade. “Essa embarcação será fundamental para o desenvolvimento das atividades de manejo florestal na nossa unidade de conservação”, afirmou Mauro Gomes, presidente da Associação dos Moradores da Resex Arióca Pruanã (AMOERAP).
“O IFT e a STIHL são parceiros há vinte anos. A entrega da embarcação para a Resex Arióca Pruanã é mais uma importante conquista gerada através dessa parceria”, afirma Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT.
De acordo com o gerente de qualificação e projetos socioambientais, Raul Kriedte, a relação de parceria com o IFT prevê também doação de ferramentas e qualificação técnica. “O nosso objetivo vai além da doação material. Enxergamos o valor que o meio de transporte agregará para a Resex Arióca Pruanã sob o ponto de vista social e econômico, envolvendo mulheres e jovens na criação de uma cooperativa para comercialização de madeira e de açaí, produzidos através do manejo florestal sustentável”.
A matéria completa da revista pode ser lida aqui.
Arióca Pruanã
Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários
Sem Comentários