27 set Programa de capacitação do IFT é destaque no boletim do OMFCF
As ações do Programa de Capacitação e Treinamento do Instituto Floresta Tropical (IFT) destinadas exclusivamente à moradores de comunidades agroextrativistas no arquipélago do Marajó, no Pará, tem ajudado a fortalecer a organização comunitária em diversos territórios. Realizadas desde 2018, através do Fundo Amazônia, a iniciativa tem o objetivo de apoiar a implementação de modelos de manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí em três Reservas Extrativistas da região: Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba.
O assunto é um dos destaques da segunda edição do Boletim do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF). O informativo é construído a partir da parceria entre assessorias de comunicação de organizações ligadas ao Observatório do Manejo Florestal.
A publicação mostra que processo de capacitação destinado às populações agroextrativistas do Marajó vai além do operacional. Afora da metodologia específica de cursos como Técnicas de planejamento e abertura de infraestrutura (TOI), Identificação de Árvores na Exploração Florestal (TI), Técnicas especiais em derruba de árvores (TCS), Manejo de açaizal nativo em ambiente de várzea, entre outros, a equipe técnica do IFT também aborda diversas orientações sobre saúde e segurança do trabalho, além de oficinas de cooperativismo e associativismo,
A reportagem completa sobre Programa de Capacitação do IFT e outros conteúdos relacionados à prática do manejo florestal comunitário estão disponíveis em PDF, na versão para telas de computadores: https://bit.ly/boletimMFCF-2.
A versão para telas de smartphones está disponível em: https://bit.ly/boletim-MFCF-celular.
Sem Comentários