21 nov Parceria Stihl IFT beneficiará comunitários da Resex Arióca Pruanã
A Stihl, empresa líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, vai oferecer equipamentos e conhecimento técnico para os comunitários da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, unidade de conservação atendida pelo Instituto Floresta Tropical, por meio do projeto Florestas Comunitárias. O acordo foi firmado na última terça-feira, 19/11, durante um evento no Centro de Qualificação Stihl Norte, localizado no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), em Belém.
O documento, assinado pelo supervisor de Qualificação e Marketing da empresa, Raul Kriedte, e pela coordenadora do programa Florestas Comunitárias, Ana Carolina Vieira, prevê o fortalecimento das organizações locais, doação de ferramentas e aprimoramento técnico especializado aos manejadores comunitários por um período de um ano. Além disso, o acordo também contempla a entrega de uma pequena embarcação motorizada para a associação de moradores da Resex.
Segundo Kriedte, o projeto foi internalizado pela Stihl Brasil como uma ação estratégica, tendo em vista o aumento do desmatamento e queimadas na Amazônia e a importância do Manejo Florestal como uma alternativa de conservar a floresta e desenvolver a economia local. “Esse projeto tem uma composição muito gratificante, pois, consegue alinhar equipamentos de qualidade, capacitação de comunitários e promoção do manejo florestal, como a produção de madeira sustentável e outros produtos oriundos do extrativismo. A ideia é aprimorar conhecimentos sobre técnicas de manejo, incluindo segurança no trabalho e a minimização de impactos ambientais durante a operação de manejo”, destacou Raul Kriedte.
“Essa é uma iniciativa pioneira da Stihl no Brasil. É de extrema importância que o setor privado que atua com o manejo florestal se envolva e contribua para o fortalecimento do Manejo Florestal Comunitário na Amazônia. Além disso, a iniciativa é complementar ao projeto Florestas Comunitárias , apoiado pelo Fundo Amazônia, e cobre gargalos importantes do projeto como cursos especializados em identificação botânica, manutenção de ferramentas utilizadas no processo de produção florestal”, ressaltou Ana Carolina.
O projeto da Stihl Brasil também pretende desenvolver tecnologias que colaborem com o extrativismo de produtos da floresta.
Fortalecimento do MFC
“O acordo firmado é exclusivo para a Resex Aríoca Pruanã, mas pode ser uma porta de entrada para outros acordos e outras parcerias que beneficiem as demais Resex do Marajó atendidas pelo IFT. São iniciativas assim que fortalecem a organização social e desenvolvem a produção agroextrativista feita por essas comunidades”, afirmou a coordenadora do programa Florestas Comunitárias.
No evento, a Stihl também formalizou a entrega de equipamentos para o IFT como motosserras, peças de manutenção e itens de segurança. As ferramentas ajudarão a melhorar o desempenho dos cursos e assessoria técnica realizada pela instituição.
Arióca Pruanã
Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.
Sem Comentários