Manual sobre segurança do trabalho no manejo florestal foi a publicação mais baixada no site do IFT em 2024

Manual sobre segurança do trabalho no manejo florestal foi a publicação mais baixada no site do IFT em 2024

Pesquisas e buscas por aprimoramento técnico sobre manejo florestal sustentável tem crescido a cada ano no site do Instituto Floresta Tropical ‘Johan Zweede’. A plataforma disponibiliza gratuitamente um acervo com 109 publicações técnicas. São livros, artigos, cartilhas, manuais, boletins técnicos, revistas e diversos estudos de pesquisadores e de instrutores práticos sobre o manejo, planejamento de operações, aspectos sociais e conservação das florestas brasileiras. Em 2024, o livro “Manual Técnico 1 – Procedimentos Simplificados em Segurança e Saúde do Trabalho no Manejo Florestal”, foi a publicação mais baixada do acervo digital.

A obra, de autoria de Marlei Nogueira, Marco Lentini, Iran Pires, Paulo Bittencourt e Johan Zweede, fundador do instituto, registou 296 downloads ano passado.  As outras duas publicações mais baixadas na plataforma em 2024 foram “As concessões de florestas públicas na Amazônia Brasileira”, com 180 arquivos baixados e o “Manual Técnico 2 -Manejo de Florestas Naturais na Amazônia”, com 178 downloads.

Publicado no ano de 2010, o livro “Manual Técnico 1 – Procedimentos Simplificados em Segurança e Saúde do Trabalho no Manejo Florestal”, apresenta uma série de orientações sobre segurança do trabalho nas atividades florestais, enriquecida com observações empíricas dos instrutores do IFT.

“Tentamos, ao longo deste material, cobrir não apenas os aspectos legais e regulatórios relativos à saúde e segurança no trabalho, assim como aspectos de conforto operacional, mas também recomendações práticas que esperamos servir para engenheiros, trabalhadores e praticantes do manejo e conservação de florestas independentemente da escala. Muitas destas recomendações nasceram de muitos anos de aplicação prática em campo, de casos de sucesso e insucesso, erros operacionais cometidos e centenas de sessões de discussão e de diálogos diários de segurança”, descreve Marco Lentini, atual secretário executivo do IFT.

Em 2024, foram registradas 17 mil visualizações no site do IFT. A maioria dos acessos foi destinada para as consultas às publicações técnicas. Foram baixados 860 conteúdos didáticos na plataforma. Além do Brasil, países como Estados Unidos, Colômbia, Peru e Reino Unido também apresentam procura significativa pelo acervo digital.

“A grande procura pelos materiais técnicos do IFT nos traz imensa satisfação, não apenas porque entendemos que a Amazônia brasileira contém hoje uma imensa demanda por pessoas capacitadas para desenvolver suas atividades de campo, mas também, e talvez principalmente, porque isso pode ser um sinal de que os investimentos em manejo, conservação e restauração para o manejo florestal e para a nova bioeconomia estão sendo impulsionados”, comenta Lentini.

Como acessar o acervo digital

Os conteúdos podem ser acessados e baixados gratuitamente na seção “publicações” através do menu “produção técnica”. Na página estão disponíveis os mais de 100 arquivos, divididos por temas, gêneros editorias e data de publicação.

Sugestões, comentários, críticas relativas à produção técnica do IFT podem ser enviadas para o email ascom@ift.org.br

 

Sem Comentários

Publicar Um Comentário