Serviços

Serviços, consultorias e estudos estratégicos

O IFT é reconhecido por sua história de mais de 20 anos de contribuição na formação de mão de obra qualificada para o manejo florestal e pela sensibilização de diversos atores, direta e indiretamente, relacionados ao manejo de florestas tropicais. O IFT é destaque também na oferta de serviços especializados e na geração de informações estratégicas para o desenvolvimento do setor florestal e planejamento público ligado ao uso e conservação das florestas. Veja abaixo como o IFT pode contribuir com seu projeto ou negócio:

Macroplanejamento de operações florestais no MF-EIR

O macroplanejamento florestal é essencial para maximização de recursos humanos e financeiros. A definição dos sítios e das operações, além do desenho estratégico das atividades, trazem benefícios que possibilitam maior eficiência no uso dos recursos naturais de empreendimentos florestais.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Inventário Amostral, inventário 100% e Inventário Contínuo

O conhecimento prévio dos estoques florestais para fins de conservação e produção oferecem aos detentores dados importantes para tomadas de decisão, com objetivo de manter a solidez do empreendimento. O IFT pode ajudar a conhecer melhor a floresta por meios dos inventários florestais.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Elaboração de Plano de Manejo, POAs e Relatórios de Atividades de projetos de MF-EIR

Por meio de atividades de reconhecimento e prospecção de áreas podemos auxiliar empreendimentos florestais em tomadas de decisão e estratégias de investimentos, tanto empresarial quanto comunitário. O IFT atua no apoio à construção dos instrumentos necessários para o licenciamento florestal das atividades, tais como o Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Plano Operacional Anual (POA) e demais relatórios.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Auditoria independente em projetos de Manejo Florestal

Com experiências no Brasil e no exterior, o IFT possui expertise para a realização de vistorias e auditorias em empreendimentos que passaram por execução de atividades de manejo florestal. Com metodologia para captar os índices de danos, desperdícios, meios de segurança e saúde dos trabalhadores aplicável às operações dentre outros fatores. A avaliação traz ao empreender um diagnóstico do que ocorreu e os fundamentos para as melhorias que sejam necessárias.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Avaliação e execução de corte direcional de árvores sob risco de queda natural em áreas rurais e urbanas

O IFT executa a avaliação e execução de atividade de corte direcional de indivíduos arbóreos em áreas urbanas ou rurais. Um exemplo clássico da necessidade de realização desse tipo de serviço é a presença de árvores próximas à rede de energia elétrica. O IFT faz uso de técnicas adequadas, a fim de evitar danos materiais e riscos a integridade ao patrimônio e à saúde das pessoas envolvidas.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Diagnósticos socioambientais

O IFT ao longo dos últimos 8 anos se aprimorou na elaboração de diagnósticos socioambientais que são desenvolvidos em áreas de pequenos produtores agroextrativistas, ou comunidades rurais, a fim de identificar a realidade social e as oportunidades produtivas dos territórios comunitários para tomadas de decisões estratégicas para o desenvolvimento socioambiental.  Para realização desses diagnósticos contamos com uma equipe técnica com amplo conhecimento em ambiente florestal. Para isso,  utilizamos de metodologias participativas que colaboram com o levantamento de informações e envolvimento de diferentes atores em diálogos construtivos para tomadas de decisões coletivas.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Mapeamento de produtos da Sociobiodiversidade

O IFT com sua abordagem para o manejo florestal de uso múltiplo na Amazônia vem apoiando comunidades e empresas na identificação de seus potenciais florestais. Diante disso desenvolvemos métodos de trabalho para identificação e mapeamento do potencial sócio-produtivo de áreas de castanhais na Amazônia, para que se possa tomar decisões sobre organização do trabalho e arranjos comerciais para a comercialização da Castanha do Brasil.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

Assessoria no desenho de Agroecossistemas

Os Sistemas Agroflorestais são sistemas que combinam agricultura e floresta, imitam os estágios sucessionais da floresta para recompor e recuperar áreas degradas e/ou aumentar a capacidade produtiva de pequenas e médias propriedades. Para isso o IFT presta serviços no pensar estratégico, no desenho, implementação e manejo desses agroecossitemas de acordo com os interesses econômicos e ambientais dos envolvidos.

Informações:

Tel: +55 91 3202-8300 / 8317

geral@ift.org.br

PARCEIROS ATUAIS

PARCEIROS IN KIND