Resex Verde para Sempre lança carta-convite para comercialização de madeira manejada

Resex Verde para Sempre lança carta-convite para comercialização de madeira manejada

O Grupo de Gestão Florestal formado por representantes das associações e cooperativas comunitárias de seis comunidades da Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, em Porto de Moz, no Pará, lançou carta-convite para empresas que possuam interesse em adquirir a madeira que será explorada via Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) autorizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O grupo é responsável pela articulação das associações detentoras dos PMFS e conta com o apoio do Instituto Floresta Tropical (IFT), que atua na região fortalecendo competências técnicas das comunidades por meio de capacitação, treinamento, sensibilização e fortalecimento da organização social para a execução do manejo florestal comunitário. Em reunião realizada no dia 18 de outubro, o grupo decidiu prorrogar até o dia 24 de outubro o prazo para que empresas apresentem propostas de compra da madeira respeitando as diretrizes da carta-ofício que contém parâmetros para a aquisição da madeira. Conforme você pode ler aqui!

A carta ofício prevê a comercialização de madeira em forma de toras de variadas espécies. O volume está avaliado mais de 12 mil metros cúbicos dos quais cerca de 4 mil possuem certificação FSC para Manejo Florestal em Pequena Escala e de Baixa Intensidade. A madeira certificada é proveniente da comunidade Arimum. Fazem parte do grupo, ainda, as comunidades: Por ti Meu Deus, Itapéua, Paraíso, Ynumbi e Espírito Santo.

O grupo reitera que a comercialização da madeira para o ano 2016 foi ordenada da seguinte maneira: cada comunidade e sua respectiva Autorização de Exploração (Autex) compreende a um lote e a proposta comercial deve abranger todos os seis lotes. Não serão aceitas propostas para compra de lotes individuais.

Sobre o pagamento, o grupo definiu que a empresa compradora deverá pagar 20% do valor do volume da madeira antecipadamente, na assinatura do contrato, através do depósito em conta corrente; e os outros 80% no ato da entrega da madeira, no ato da assinatura do contrato.

Construção coletiva

Como parte das atividades desenvolvidas pelo IFT no âmbito do apoio às comunidades da Resex, foi realizada no dia 06 de outubro a Oficina Arranjos Operacionais para o Manejo Florestal Comunitário como objetivo de construir os arranjos de maneira participativa entre lideranças comunitárias e instituições parceiras.

A atividade compõe a etapa de macroplanejamento das operações florestais. Desta forma, foram definidos: 1. o arranjo logístico para a exploração florestal; 2. a organização social para a exploração florestal; 3.a agenda mínima da exploração florestal; neste mesmo dia foi realizada a consolidação da carta convite, acima apresentada, para a venda antecipada da madeira e o regimento interno do Grupo de Gestão Florestal. Nesta oportunidade o IFT também realizou a doação de equipamentos (bússolas, GPS e Trenas)  para o Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz que encaminharia paras 4 comunidades da RESEX Verde Para Sempre: Ynumbi, Itapéua, Espírito Santo e Paraíso.

20161006_163158

Segundo Ana Carolina Vieira, coordenadora do Progorama Florestas Comunitárias do IFT, a metodologia utilizada durante a oficina foram a apresentação de mapas com as possibilidades logísticas e compartilhamento das estratégias possíveis para o arranjo social do trabalho. “A discussão ocorreu de maneira aberta no grupo em que todos podiam intervir livremente até a tomada de decisão, utilizamos técnicas de facilitação com o uso do flip chart para organização das ideias apresentadas pelo grupo. Para o regimento e o oficio convite, os documentos prévios foram apresentados, lidos em conjunto ao mesmo tempo que os participantes sugeriram as alterações ou complementações”, explicou.

20161006_164615

Prazo para envio de propostas

Até 24 de outubro de 2016.

Recebimento das propostas: as propostas deverão ser enviadas pelo e-mail gtcomercilizacaovps@gmail.com; ou pelo endereço Rua Prof. Simpliciano Farias no 1535, Bairro Centro, Cep: 68330-000 Porto de Moz/PA.

Contato: (93) 98409-0809 / 98408-7245.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário