REM MT e IFT lançam série de vídeos técnicos sobre manejo florestal com Exploração de Impacto Reduzido

REM MT e IFT lançam série de vídeos técnicos sobre manejo florestal com Exploração de Impacto Reduzido

Série de quatro episódios, direcionada aos atores do setor florestal, foi realizada em parceria com outras instituições de Mato Grosso.

 

Lançada em setembro deste ano no YouTube, a série de quatro vídeos sobre manejo florestal sustentável produzida pelo programa REDD Early Movers Mato Grosso (REM MT) contou com o apoio e a contribuição técnica do Instituto Floresta Tropical Johan Zweede (IFT). O conteúdo aborda por meio de animações didáticas as etapas do Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido (MF-EIR) desde o planejamento até execução das atividades do manejo. A iniciativa foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Recursos Florestais (CREF), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA-MT) e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Mato Grosso (CIPEM

Assista aqui os vídeos

A série, dividida em três etapas principais, apresenta boas práticas na extração madeireira e mostra como é possível conciliar o ganho econômico com a conservação florestal no Estado de Mato Grosso. Antecedendo as atividades operacionais, o primeiro vídeo aborda de forma introdutória os passos para o licenciamento do manejo madeireiro no Estado, com foco em Macroplanejamento do manejo.
Na Etapa Pré-Exploratória, o vídeo destaca o microplanejamento que ocorre em cada Unidade de Produção Anual (UPA). Nessa fase ocorre, dentre outras atividades, o planejamento e a construção das infraestruturas necessárias (pátios de toras, acampamentos, pontes, bueiros, etc.) para suporte as demais etapas do manejo.

Na Etapa Exploratória, o vídeo aborda as operações diretamente ligadas à extração madeireira abordando técnicas de corte direcional das árvores visando diminuir os desperdícios de madeira, danos às árvores remanescentes e evitar acidentes, o planejamento de arraste, operações de pátio, rastreamento da produção e transporte.

 

Conteúdo aborda as etapas do Manejo Florestal de Impacto Reduzido por meio de animações didáticas (Foto: Reprodução vídeo)

 

Na Etapa Pós-Exploratória, o audiovisual apresenta um panorama das atividades necessárias e que ocorrem após a exploração, para garantir a manutenção das infraestruturas gerais e da capacidade produtiva da floresta para o próximo ciclo de produção.

“O papel do IFT foi apoiar a produção dos eixos temáticos do conteúdo de cada um dos vídeos, fornecendo informações para a produtora de animação em consonância com os parceiros e apoiadores da construção do produto audiovisual. Nossa equipe municiou a produtora e o REM com parte do conteúdo dos vídeos que falam sobre macroplanejamento florestal e atividades pré-exploratória, exploratória e pós-exploratória do manejo florestal”, afirma Iran Paz Pires, coordenador de projetos do IFT.

Em nota divulgada pelo REM MT, durante o lançamento dos vídeos, o programa destacou que a série fomenta a capacitação de profissionais que atuam na cadeia produtiva do setor florestal, oferecendo um material com informações valiosas para a prática do manejo sustentável e a preservação dos recursos florestais.

Sobre o IFT

Fundado em 2002, o IFT é um centro de excelência em manejo florestal na Amazônia Brasileira, que tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de Manejo Florestal na região Amazônica contribuindo para a conservação dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida da população. O Instituto nasceu a partir da Fundação Floresta Tropical, FFT, estabelecida na Amazônia desde 1994 como uma subsidiária da ONG internacional Tropical Forest Foundation no Brasil. Desde 2006, o IFT é também reconhecido oficialmente pelo Governo Brasileiro como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), e hoje atua em treinamento/capacitação, extensão, pesquisa aplicada e estudos estratégicos.

Sobre o REM MT

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. A iniciativa existe desde 2017, após o Estado ter reduzido 90% do desmatamento ilegal ao longo de uma década. O programa beneficia aqueles que contribuem para a conservação da floresta, como agricultores familiares, comunidades tradicionais, produtores rurais sustentáveis e povos indígenas. O REM MT fomenta iniciativas que promovem a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, com o objetivo de diminuir as emissões de CO2 no planeta.

 

_______________________

Foto de capa: Acervo REM MT/Divulgação

Sem Comentários

Publicar Um Comentário