Bem vindo: contato@ift.org.br | (91) 3202-8300

Programas

O IFT cultiva valores como:

Transparência. Buscar a excelência no uso e na gestão de quaisquer recursos utilizados em suas ações, promovendo sua divulgação e tornando públicos os seus resultados, de forma que as lições aprendidas estejam disponíveis a toda a sociedade.

Sustentabilidade. Promover boas práticas de manejo florestal buscando o contínuo aprimoramento de sua sustentabilidade ecológica, econômica e social, de modo a incentivar o uso múltiplo dos produtos e dos serviços florestais.

Inovação e inclusão. Buscar continuamente alternativas que possam resolver os desafios de conservação e de uso florestal com a menor complexidade possível, disseminando estas lições e informações de uma forma acessível aos trabalhadores e produtores amazônicos.

Dinamismo. Manifestar inquietação com os desafios postados ao bom uso das florestas amazônicas ainda não solucionados, adaptando novos sistemas e tecnologias, e promovendo investigação e a pesquisa aplicadas aos problemas existentes.

Ética e Justiça. Defender o princípio de que os benefícios da exploração da floresta e as responsabilidades de conservação têm de ser compartilhadas, de forma justa e proporcional, por toda a sociedade, com o objetivo de promover maior bem-estar social.

Seguindo estes valores, o IFT cumpre a sua missão por meio de quatro programas que visam:

Divulgar os benefícios do manejo florestal de uso múltiplo junto aos produtores de diferentes tamanhos, escalas, culturas e tecnologias;

Disseminar para as diferentes audiências os princípios de planejamento e de conservação florestal que tornam possível o bom manejo da floresta, independentemente dos recursos e dos equipamentos disponíveis em cada caso;

Replicar técnicas, informações, conhecimentos e lições aprendidas que possam ser cruciais na execução, no planejamento, nas escolhas, nas discussões ou nas reflexões sobre as possibilidades de uso e de conservação florestal por empreendimentos públicos e privados de diferentes escalas e naturezas;

Multiplicar conhecimentos, informações, práticas ou princípios a todos os interessados em temas de uso múltiplo de florestas naturais amazônicas por meio de replicadores de manejo florestal.

Programas 

O IFT Se dedica aos seguintes programas:

programs

• Programa Capacitação e Treinamento –  Principal programa do IFT, capacita profissionais e trabalhadores florestais para implementar as boas práticas de manejo florestal por meio de cursos práticos. São alvo dos treinamentos desde trabalhadores da exploração florestal, como motosserristas e operadores de máquinas, a técnicos de nível médio, engenheiros e tomadores de decisão. O Programa de Capacitação e Treinamento do IFT foi desenvolvido para incorporar as lições aprendidas em pesquisas e testes realizados pela instituição e o conhecimento tradicional empírico de seus instrutores e colaboradores. Em 2014, esse programa completa 18 anos de existência, tendo ultrapassado a cifra de 6.000 profissionais capacitados.

• Programa de Extensão Florestal – Um experimento conduzido em áreas florestais do IFT em 1996 demonstrou que as práticas de manejo florestal, além de trazerem maiores benefícios ecológicos e sociais, incluindo uma redução de 50% nos danos provocados à floresta, produziram madeira a um custo 12% menor do que a madeira produzida com as práticas convencionais. Ainda hoje, a grande maioria das empresas utilizam práticas convencionais muitas vezes pela falta de conhecimento sobre os benefícios do manejo florestal. Deste modo, o programa de Extensão Florestal do IFT visa conduzir eventos e palestras para sensibilizar empresários, líderes comunitários, pequenos produtores, jornalistas, consumidores, estudantes, pesquisadores, professores, trabalhadores, entre outros, em manejo florestal.

• Programa de Pesquisa florestal aplicada – O IFT tem conduzido com sua própria equipe ou em cooperação com Universidades e Instituições de Pesquisa, pesquisas científicas para aprimorar o manejo florestal. Tais estudos são importantes para comprovar a rentabilidade econômica do manejo florestal – frente aos modelos predatórios de uso florestal na região –, determinar os impactos ecológicos da exploração em espécies sensíveis e no crescimento futuro da floresta, além de investigar os possíveis avanços e aprimoramentos técnicos para tornar o manejo florestal continuamente mais rentável para o empreendedor florestal. Paralelamente, a pesquisa busca demonstrar como os serviços ambientais proporcionados pelas florestas são mantidos com o manejo florestal.

• Programa de Manejo Florestal Comunitário e Familiar – é o mais recente programa do IFT, que se utiliza dos demais programas e tem como público alvo as populações tradicionais e produtores florestais de pequena escala da Amazônia. O objetivo deste programa é apoiar, tutorear e assessorar produtores florestais de pequena escala e comunidades tradicionais em suas escolhas produtivas relacionadas direta ou indiretamente ao uso e à conservação de florestas. Com isso, o IFT busca apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos de manejo florestal comunitário e familiar em florestas públicas, como Unidades de Conservação de uso Sustentável, assentamentos ambientalmente diferenciados da região amazônica.