Histórico

O Instituto

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com foco em questões florestais, que atua na Amazônia há  30 anos. Nesta perspectiva, adotou práticas eficazes de controle dos recursos financeiros, alcançando alto nível de transparência. É apoiado por diversos doadores que recebem e aprovam projetos que objetivam promover boas práticas de manejo florestal de uso múltiplo na Amazônia.

O IFT oferece experiência prática in loco, além de um relevante acervo teórico para aplicação de técnicas de Manejo Florestal com Exploração de Impacto Reduzido (MF-EIR). O público, em geral, são agentes do governo, trabalhadores da indústria madeireira, comunidades, produtores rurais familiares, estudantes de escolas técnicas e universidades, além de tomadores de decisão de diversas esferas.

Com a experiência adquirida no desenvolvimento de inúmeros projetos na Amazônia, o IFT reuniu novos esforços e assumiu outras nuances da conservação socioambiental, como o fortalecimento da organização social para a realização do manejo florestal comunitário e a governança florestal para estabelecer efetivamente as cadeias de valores dos produtos florestais de maneira a fortalecer a conservação ambiental. O histórico de parceria entre IFT e povos da floresta permeia a fundação do Instituto, mas alcança em 2012, com a implementação do Programa Florestas Comunitárias, importante relevância na agenda institucional. A partir de então, o IFT potencializou a parceria com comunidades tradicionais e produtores rurais familiares se inserindo na agenda da governança florestal de territórios tradicionais na Amazônia.

Para a formatação e condução de seu programa de capacitação e treinamento, a instituição conta com uma estrutura que inclui um Centro de Manejo Florestal em Paragominas, em parceria com a empresa Cikel Brasil Verde, que dispõe de cinco mil hectares de florestas manejadas para demonstrações e treinamentos. Graças a outras parcerias, o Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB) conta também com máquinas de exploração florestal e equipamentos diversos para aplicar as práticas de manejo. O IFT possui hoje um portfólio de 11 cursos práticos em manejo florestal que podem ser executados no Centro de Manejo ou nas próprias áreas das empresas e comunidades.

O CMFRB é hoje um dos únicos centros de treinamento em manejo florestal em atividade e o único centro independente. É associado ao Cenaflor, Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal, ligado ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), tendo esta organização como um de seus parceiros estratégicos nas ações.


Missão

Promover a adoção de boas práticas de manejo florestal, contribuindo para a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.


Visão

O desenvolvimento de um setor florestal justo, sustentável e inclusivo na Amazônia brasileira, amparado por uma indústria fortemente baseada na construção de capacidades técnicas e na legalidade, e reconhecedor das comunidades tradicionais como uma importante fonte de conhecimento e de suprimento de produtos oriundos da sociobiodiversidade.


 Valores

Transparência. Buscar a excelência no uso e na gestão de quaisquer recursos utilizados em suas ações, promovendo sua divulgação e tornando públicos os seus resultados, de forma que as lições aprendidas estejam disponíveis a toda a sociedade.

Sustentabilidade. Promover boas práticas de manejo florestal buscando o contínuo aprimoramento de sua sustentabilidade ecológica, econômica e social, de modo a incentivar o uso múltiplo dos produtos e dos serviços florestais.

Inovação e inclusão. Buscar continuamente alternativas que possam resolver os desafios de conservação e de uso florestal com a menor complexidade possível, disseminando estas lições e informações de uma forma acessível aos trabalhadores e produtores amazônicos.

Dinamismo. Manifestar inquietação com os desafios postados ao bom uso das florestas amazônicas ainda não solucionados, adaptando novos sistemas e tecnologias, e promovendo investigação e a pesquisa aplicadas aos problemas existentes.

Ética e Justiça. Defender o princípio de que os benefícios da exploração da floresta e as responsabilidades de conservação têm de ser compartilhadas, de forma justa e proporcional, por toda a sociedade, com o objetivo de promover maior bem-estar social.


A história

Em 1992, com então 28 anos de experiência em manejo florestal na Amazônia e em países da América Latina, Johan Zweede, fundador do IFT, foi convidado por Christopher Uhl do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para assessorar tecnicamente a instituição na pesquisa comparativa da Exploração Convencional versus Exploração de Baixo Impacto, financiado pela WWF. Como consultor e especialista em manejo florestal, Zweede ajudou os técnicos da instituição no aprimoramento, concepção, inovação operacional e implantação, na Amazônia, de um novo sistema de exploração de baixo impacto. Dentre suas contribuições ao projeto, estão a orientação técnica e a iniciativa de captar junto a CAT internacional o apoio para pesquisa utilizando trator Skidder no arraste de toras, ao invés de tratores de esteiras com rabicho, comuns na exploração florestal no início da década de 1990.

Em maio de 1994, Johan Zweede acompanhou Peterson, presidente da ONG americana Tropical Forest Foundation (TFF) e presidente da Caterpillar nos EUA, durante visita institucional à Paragominas, região sudeste do Pará. A Caterpillar foi a empresa que, a pedido de Zweede, apoiou com empréstimo de máquinas o projeto de pesquisa em manejo florestal do Imazon na “Fazenda Sete”.  Com o término da pesquisa e apresentação dos resultados, e logo após a visita, foi discutido com Johan Zweede a possibilidade de se criar no Brasil uma entidade para replicar a experiência de Manejo Florestal com baixo impacto, que futuramente, depois de criação da FFT, seria denominada de Exploração Florestal de Impacto Reduzido.

Histórico03web

Em 15 de setembro de 1994, Johan Zweede foi autorizado pela TFF a criar uma entidade subsidiária no Brasil para promover modelos demonstrativos de gestão florestal. O trabalho foi iniciado imediatamente, incluindo atividades de campo, ainda que, oficialmente, a FFT como entidade legal no Brasil só viesse a ser criada em janeiro de 1995.

Nos primeiros anos, a FFT se dedicou a estabelecer cinco modelos de gestão florestal na Amazônia. Em 1995, com o apoio da Cikel, na Fazenda Cauaxi, localizada no município de Paragominas, região leste do Pará, foi estabelecido o primeiro e principal sítio operacional para a FFT, e o foco da organização tornou-se a formação em Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido para os mais diferentes públicos.


Instituto Floresta Tropical

De setembro 2003 até setembro 2008 as duas entidades trabalharam juntas, compartilhando infraestrutura e pessoal. Em 2006, o IFT foi reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro como uma OSCIP, e o centro de manejo em Cauaxi passa a se chamar Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB), em homenagem a um dos incentivadores da criação do Centro, o Engenheiro Florestal Roberto Bauch. Roberto foi o responsável por apoiar ativamente a implantação de dois modelos no estado do Mato Grosso, com financiamento do Banco Mundial. O encerramento das atividades da FFT foi concluído com a doação oficial ao IFT, de toda a infraestrutura, pessoal, equipamentos e materiais que pertenciam ao FFT.


O fundador

Fundador do IFT, o holandês radicado no Brasil, Johan Cornelis Zweede (1940-2022), foi pioneiro no desenvolvimento de técnicas e pesquisas na área de manejo florestal na Amazônia Brasileira. Engenheiro Florestal e Biólogo por formação, Zweede foi um exímio conhecedor das técnicas de manejo florestal pioneiras implantadas pelo IFT na região amazônica.

Johan Zweede, fundador do IFT, no Centro de Manejo ministrando curso.

Apontado por pesquisadores e instituições renomadas como uma das maiores fontes de conhecimento sobre a importância social e econômica do uso sustentável dos recursos florestais pelas empresas e populações tradicionais da região amazõnica, e da necessidade de conservação da floresta tropical, Zweede deixou um importante legado em defesa da Amazônia e do desenvolvimento sustentável.

O fundador do IFT nasceu em 1940 em Java, na Indonésia, a segunda maior e a principal ilha do país, onde está situada a capital, Jacarta. Naquele período, a região era colônia holandesa e vivia os terrores da segunda guerra mundial. De 1942 a 1945, dos três aos seis anos, Zweede viveu no campo de concentração japonês Banjubiro.

Zweede vivenciou a morte do pai ainda na prisão, assistiu os bens da família serem confiscados – plantação de balata e café-, até que, logo após o fim da guerra, a família decidisse mudar para Holanda. Na Europa, a mãe casou-se com um ex-prisioneiro de guerra que havia perdido a esposa no campo de concentração.

Com a nova família veio então uma nova vida, desta vez do outro lado do oceano. A mudança para os Estados Unidos da América ocorreu, pois o padrasto de Zweede foi trabalhar para o Banco Mundial. O início da carreira do padrasto se deu ainda na Holanda, onde foi professor de Agronomia na Universidade de Wageninen, quando então veio o convite para iniciar o departamento agrícola do Banco Mundial, em Washington.

Zweede morreu em 21 de agosto de 2022, na cidade de Fortaleza, no Ceará, onde vivia com a família.

Juventude

Na juventude, Johan serviu ao exército americano para poder acessar a universidade sem precisar pagar pelos estudos. A instituição escolhida por ele foi a Universidade Estadual de Nova York, que ficava localizada dentro da Universidade Syracuse, a única que no início da década de 1960 tinha um currículo em florestas tropicais. Durante 5 anos fez simultaneamente dois cursos – Biologia e Engenharia Florestal -, Biologia na Syracuse e Engenharia Florestal Tropical na Universidade de Nova York.

Em 1964, Zweede viajou para o Suriname, até então colônia Holandesa. Por lá realizou estágio durante seis meses no serviço florestal do Suriname e na madeireira Bruinzeel. Na época, Zweede já almejava vir para o Brasil, daí sua vontade de obter experiência com a floresta tropical do Suriname. Com o termino do curso, Zweede procurou a única empresa florestal que tinha negócios no Brasil, especificamente na região do arquipélago do Marajó, município de Portel, no Pará.

A insistência para que viesse ao Brasil realizar atividades em Portel deu certo e após algumas tentativas, e outras negativas da empresa, que alegava não precisar de engenheiro florestal, ele finalmente é autorizado a vir ao Pará. Em 1965, ele convence a corporação a enviá-lo ao Marajó para ajudar na instalação da primeira fábrica de compensados da Amazônia brasileira para laminar Virola.

Zweede trabalhou na Georgia Pacífic Corp. (Amacol) de 1965 a 1970. Nesse período, Zweede conheceu o departamento de Loreto, na cidade de Iquitos, no Peru, onde a empresa americana U.S. Plywood, com trabalho semelhante ao realizado pela George Pacific, construiu uma fábrica de laminados usando Virola de várzea.

Amazônia

Rios no caminho de Belém a Iquitos, no Peru, à procura de potencial madeireiro para abastecer a fábrica com Virola e potencialmente outros recursos florestais. Nesse período, acumulou grande conhecimento sobre as iniciativas de exploração existentes ao longo dos rios amazônicos.

De acordo com Zweede, a única espécie que era serrada na década de 1960 era a Andiroba, proveniente da várzea. “Algumas espécies da terra firme eram tiradas para a produção de estacas que serviram de pilares das construções de Belém, mourões para fazendas no Marajó, e um pequeno volume de madeiras para construções regionais”, recorda.

Em Breves, havia uma empresa chamada BISA S.A. que serrava Andiroba e algumas outras espécies da terra firme que boiavam, todas tiradas da floresta com o sistema de arraste calango. “Algumas espécies de alto valor eventualmente eram tiradas para produção de pisos, como a Sucupira, Ipê, Pau Amarelo e Acapu. Enquanto a maçaranduba era tirada para a produção de estacas de sustentação utilizadas na construção civil em Belém, as quais eram utilizadas nos prédios com até dez andares” conta Zweede.

Segundo Zweede, nos anos 60 não existia exploração de madeira de terra firme, não existia manejo florestal como hoje é visto na Amazônia. “Entretanto, para aqueles que exploravam havia uma legislação que exigia o plantio de 5 plantas para cada metro cubico produzido, porem poucos atendiam essa lei, pois a entidade que supervisionava e fiscalizava era o IBDF [Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal] que só tinha escritório em Brasília, não tinha em Belém”, diz.

Zweede foi o primeiro engenheiro florestal a trabalhar na Amazônia operacionalmente e comercialmente, outros engenheiros trabalhavam apenas no âmbito da pesquisa científica. Quando ainda trabalhava na George Pacific, Johan Zweede foi até Brasília com o Dr. Francisco Guerra, submeter um projeto de reposição florestal ao IBDF, visando o abastecimento futuro das fábricas com madeira proveniente de florestamentos.

Francisco Guerra era engenheiro florestal, formado em Curitiba, e chegou em Belém seis meses depois da chegada do Zweede a George Pacific, onde começou a trabalhar como agrônomo. Francisco começou trabalhando como assistente da Dra. Clara Pandolfo na secretaria de recursos naturais da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), e na época ajudou Zweede na elaboração do plano de reposição florestal (plantio). Plantaram Para-pará (não vingou), Virola na várzea (não vingou) e Pinus caribea var. hondurensis de 1967 a 1968 que desenvolveu muito bem na região.

Guerra escreveu o plano de reposição com apoio de Zweede e o levaram para o IBDF em Brasília. Em 1986 precisaram colher o Pinus, que era da Amacol, pois a Jari queria comprar. Então foram em Brasília procurar o projeto e constataram que o documento ainda estava sem aprovação desde 1967, então, na mesma semana foi protocolado a autorização de plantio e no outro dia dada a autorização de corte. Foram 5 anos de plantios de 1967 a 1971.

Engenharia florestal

Em 1970, Zweede foi convidado para trabalhar no projeto JARI. Iniciou como engenheiro florestal da área de formação de plantios e três anos depois virou diretor florestal e posteriormente Vice-Diretor Executivo da Jari, permanecendo lá por doze anos (1970-1982).

De 1983 a 1986 fez parte de uma sociedade madeireira com mais dois empresários, comandando três serrarias em Breves, duas em Afuá e uma grande fábrica de molduras em Belém. A empresa chamava-se Xylo do Brasil, e produzia 3 mil metros cúbicos de madeira beneficiada por mês, o maior conjunto de estufas da época, com capacidade para mil metros cúbicos trabalhando 24 horas por dia.

Em 1987 saiu da sociedade da Xylo e montou uma empresa de exportação de produtos beneficiados na floresta ou produtos naturais processados manualmente, produtos destinados para áreas públicas e jardins de casas americanas. A empresa se chamava Exportadora Ubateua (Uba=madeira e teua=grande) e funcionou de 1987 a 1990. Concomitante aos trabalhos nas empresas, Zweede realizava algumas consultorias para a Smartwood e certificadora SCS na Costa Rica, Honduras, Nicarágua e Belize. Zweede participou da primeira certificação do Smartwood na empresa Portico, na Costa Rica, com manejo da Andiroba. Também participou, no início dos anos 1990, como consultor para SCS na certificação da Duratex, quando a empresa se tornou a primeira a ser certificada pelo FSC no Brasil e na América do Sul. Fez consultorias para governo brasileiro em Hidrelétricas e para empresas de Mineração e grandes projetos de construção.

Consultorias

A partir de 1989, Zweede se dedicou apenas a consultorias, e nessa mesma época chamou Roberto Bauch para apoia-lo nos processos de certificação da Duratex e depois Eucatex em São Paulo, pela Smartwood. Em 1993, ele realizou o último trabalho voltado diretamente à certificação, quando a convite do FSC-IMAFLORA, participou do processo de certificação da Mil Madeireiras, no Amazonas. Os trabalhos futuros com certificação que surgiram, eram direcionados ao seu amigo Roberto Bauch.

Em 1992, durante uma de suas consultorias, Zweede foi convidado pelo Ecólogo Dr. Christopher Uhl, um dos fundadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) para orientar uma equipe que iniciaria uma experiência com objetivo de mostrar aos madeireiros que a floresta não necessariamente deveria virar pasto após a exploração. “Chris Uhl disse que estava treinando uma equipe de profissionais para se dedicarem a pesquisa em várias áreas. Ele me questionou sobre a forma como eles deveriam fazer essa experiência mostrando um modelo com menos impacto, que fosse mais leve e mais ameno”, explica Zweede.

Chris Uhl queria que Zweede o ajudasse, pois já tinha trabalhado na Jari e tido várias experiências com florestas nativas na Amazônia. Zweede aceitou o convite e Chris solicitou que a ONG WWF o pagasse como consultor para Chris Uhl numa experiência na fazenda Sete, em Paragominas. Então, desde o princípio do experimento, Zweede participou ativamente com os demais pesquisadores do Imazon no planejamento das atividades operacionais. Por exemplo, foi contribuição de Zweede, trazer antigos operadores que trabalharam com ele na Jari para realizar as atividades planejadas por ele e pelo grupo de pesquisadores do Imazon.

Foi de Zweede uma das contribuições determinantes para o sucesso da pesquisa: quando Chris Uhl pensou em usar os mesmos equipamentos pesados da Exploração Convencional, na nova experimentação em desenvolvimento, Zweede argumentou que aqueles equipamentos levariam aos mesmos resultados negativos da exploração convencional, como exemplo apontou o uso do trator de esteiras para arrastar toras pelo rabicho, e disse que isso causaria danos igualmente em ambos os modelos de arraste. Zweede, então o orientou a usar skidder, trator de esteira e carregadeira para diferenciar a nova experimentação da exploração convencional.

Tropical Forest Foundation

Chris Uhl chegou a questionar como eles poderiam fazer aquilo que estava sendo proposto por Zweede. Por acaso, Zweede faria uma viagem aos EUA para vender um restante de madeira da sua empresa, e quando estava na Carolina do Sul, ouviu de Richard Donovan, Diretor do Smartwood e membro da Tropical Forest Foundation (TFF), sobre um encontro da instituição em Washington D.C, em que o Dr. Tom Lovejoy (reconhecido pesquisador e membro do conselho do Smithsonian Instituto) estaria transferindo a presidência da TFF para Don Peterson (presidente da CAT). Então, Donovan sugeriu que Zweede tentasse entrar no evento e falasse com Peterson sobre a pesquisa que seria feita no Brasil.

Zweede decidiu ir ao evento e depois de dirigir por 13 horas chegou ao principal prédio do Smithsonian Institut e sem ser convidado entrou no coquetel oferecido na sala de diretoria. De imediato se depara com Robert Bushbacker (WWF-Brasil) e Richard Donovan, os dois apresentaram Zweede ao Dr. Lovejoy e Sr. Peterson, descrevendo que se tratava de alguém que trabalhava no Brasil e que havia sido diretor da Jari. Ao mesmo tempo Bushbacker informou que Zweede estava ali para fazer um pedido a Peterson.

Zweede explicou os atores envolvidos na pesquisa e o objetivo do projeto – demostrar a viabilidade ambiental e financeira de uma exploração de baixo impacto, e que para tanto necessitava usar equipamentos de ponta. Já apresentados, Peterson convida Zweede a comparecer ao seu escritório às 15h do dia seguinte para tratar do assunto. Na hora marcada, Zweede foi sozinho ao escritório e explicou em detalhes a pesquisa em andamento. Peterson se prontificou em apoiar. “Ele fez apenas um questionamento, perguntou o que eu precisaria. De pronto respondi que seriam pelo menos um Skidder e uma Carregadeira, e se possível um trator de esteiras”, conta. Três meses depois, no verão de 1993, as três máquinas estavam em Paragominas, à disposição da pesquisa. As três maquinas foram utilizadas durante um verão, e em seguidas entregues à Sotreq para revenda.

Com o término da experimentação, Zweede foi convidado para a reunião anual da TFF em Washington D.C USA, em novembro de 1993. No evento, expõe os resultados preliminares do uso das maquinas cedidas por Peterson à pesquisa do Imazon em Paragominas. No final da apresentação, Peterson anuncia que deseja visitar a área da pesquisa na primavera do ano seguinte, em 1994. A visita ocorreu no mês de maio. Zweede o levou ás áreas submetidas a experimentação. “No retorno, já no Hotel Hilton em Belém, Peterson perguntou como poderiam fazer com que os resultados da pesquisa pudessem ser replicados, ou seja, colocar em uso noutras áreas e empreendimentos na Amazônia. Respondi que o primeiro passo deveria ser a implantação de alguns modelos demonstrativos de manejo de baixo impacto noutras partes da Amazônia para outras pessoas verem, mas que para tanto, precisaria de máquinas, de equipe e de criar uma entidade”, lembra.

FFT no Brasil

Em 14 setembro de 1994, Zweede recebe permissão para criar uma organização no Brasil com apoio de máquinas da CAT e primeiros fundos do Banco Mundial e da própria TFF. Surge, então, a Fundação Floresta Tropical (FFT). O restante do ano foi dedicado para localizar áreas para montar os primeiros modelos. Em novembro, se une à equipe o gerente administrativo Raimundo Amaral. Em janeiro de 1995, inicia-se a formação da equipe técnica com a chegada do engenheiro florestal Carlos Leão. No início de 1995, Zweede é chamado pelo Smartwood para prestar uma consultoria. Para essa consultoria, ele é apresentado à Cikel, que na época detinha áreas no Maranhão e Pará e tinha a intensão de certificar as áreas de manejo florestal.  Em sobrevoos e visitas às fazendas Sumal, Rio Capim e Cauaxi para avaliação preliminar, Zweede encontra um pequeno planalto na Cauaxi, que meses depois solicita a Cikel para instalar uma primeira área de manejo florestal como modelo demonstrativo de Impacto Reduzido.

Em maio de 1995, a equipe aumenta com a chegada dos engenheiros florestais José Carlos Damasceno e Rodrigo Pereira, e ainda dos técnicos florestais Celso Couto e Marlei , Zweede convida para compor a equipe os operadores de máquinas que haviam trabalhado com ele no período em que atuou na JARI e no experimento do Imazon, os operadores de trator Manoel Barbosa, operador de Skidder, Antonio da Conceição, conhecido como Gavião, e motosserristas. No verão de 1995, a equipe monta o primeiro acampamento na fazenda Cauaxi e instala o talhão TII (UT), utilizado para treinar a equipe em todas as atividades operacionais de impacto reduzido.

No final do 1995, a pedido de Zweede, o operador Manoel Barbosa desce com trator uma área acidentada e encontra a atual área do acampamento do Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB) e são instalados o TI e TIII (Uts), duas áreas para o ano 1996, nestas áreas, já em nível de pesquisa, é realizado o estudo comparativo de custos financeiros entre exploração convencional e exploração de impacto reduzido financiado pelo USFS/IP e liderado pelo economista Dr. Thomas Holmes. Ainda em 1996, Roberto Bauch consegue recurso com o Banco Mundial e em 1997 são instalados os modelos de manejo comparativo em Marcelândia e Claudia no Mato Grosso (MT). Ainda no MT a FFT completa a segunda fase para criação dos modelos e também expõe máquinas florestais na feira agropecuária.

Do ano de 1997 à 1999, são instalados em Portel, no baixo amazonas, modelos de manejo florestal com o apoio do dono da Amacol. Em 1998, o Serviço Florestal Americano apoiou a instalação do modelo na Flona Tapajós com o apoio de Michael Keller, que também foi utilizado no grande projeto LBA (NASA e INPA). No planejamento do Zweede ainda seria instalado outro modelo no Acre, com mogno. A ideia central dos modelos foi de servirem como demonstração de boas práticas de manejo sobre diferentes condições de sítio e de floresta. E, secundariamente, treinamento de pessoas em boas práticas operacionais de manejo.

O primeiro treinamento ocorreu no MT para agentes do governo do estado, curso TD, em 1997. Também houve cursos em Portel. Na Flona Tapajós ocorreu o primeiro GM, em 1998. Também, em 1998 ocorreram os primeiros cursos para Tomadores de decisão (madeireiros) da região de Paragominas.

Zweede conta que de 1995 a 1999 as coisas aconteceram muito rápido, com instalação dos modelos demonstrativos, crescente procura por cursos e aumento das iniciativas de manejo com Exploração de Impacto Reduzido na Amazônia. “No final da década de 1990, com a demanda por treinamento crescendo ao ponto de a FFT ter que negar turmas por falta de estrutura e recurso financeiro e aumento dos compromissos da FFT fora do centro de treinamento, aliando-se a necessidade de aprimoramentos em manejo florestal, ficava óbvia que a proposta inicial da criação de FFT para instalar modelos e alguns treinamentos para três anos não seria suficiente, e que seria necessário um programa de capacitação e treinamento de longo prazo”, diz. Por sua vez, a matriz da TFF não teria como subsidiar outra ONG por longo prazo, sendo a nacionalização da FFT a saída mais plausível. Por outro lado, a FFT sendo uma subsidiária da TFF, portanto ONG internacional, ficava impedida de obter recursos nacionais.

O IFT

Esse contexto apontou a necessidade de mudança de FFT para Instituto Floresta Tropical (IFT), desta vez, uma instituição brasileira. Então, Zweede, que já contava com o apoio do Serviço Florestal Americano Programas Internacionais, teve o aval financeiro dessa instituição para ajudar na criação de uma nova ONG, com entidade Brasileira.

A proposta de mudança foi submetida e aprovada na reunião de diretoria da TFF em Washington no mês de outubro de 2001, e em 2002, a FFT passa a se chamar IFT, sigla para Instituto Floresta Tropical. Outra ação que deu força a criação de uma organização nacional foi um encontro ocorrido em Belém em 1999, no hotel Regente, onde estavam presentes diversas organizações governamentais, privadas e ONGs. Para citar algumas: FFT, Ibama, MMA, Imazon, WWF, Imaflora, IPAM, UFRA, EMBRAPA, CIKEL, Roberto Bauch e outras. O objetivo do encontro era debater a criação de um centro permanente para a Amazônia. No entendimento dessas organizações, esse centro deveria ser conduzido pela então FFT, e dessa reunião saiu, também, o consenso de se criar o CENAFLOR para congregar iniciativas promissoras em capacitação e treinamento de atores do setor florestal no bioma Amazônico.

The Institute

IFT is a Civil Society Organization of Public Interest (OSCIP) in the Brazilian Amazon with a focus on forestry issues. The entity reports to the Brazilian Public Prosecutor’s Office and is subjected to external assessment in relation to its institutional transparency. For this purpose, it has adopted effective control practices of financial resources, thus achieving a high level of transparency. IFT is supported by several donors, who receive and approve projects with a focus on the mission of promoting good forest management practices in the Amazon.

The institution provides the so-called “hands-on” experience – on-site practice and theory for actual application of the techniques – for government agents, workers in the timber industry, communities, small rural producers, students from technical schools and universities, and decision makers in several levels.

For IFT, the multiple use of the forest is an important source to generate social benefits and development to rural populations in the Amazon. So, it struggles to ensure that forest management is carried out in observance of the best practices and existing techniques, so as to effectively conserve the resources harvested in the long run. Over the past two-year period, IFT intensified its operations in rural communities in the Amazon, helping producers to make the best choices regarding the use of their forest resources.

Much of what the technicians and engineers of IFT teach during the training and awareness courses is the result of tests, experiments and field observations gathered over more than 20 years of experience of the institution. IFT holds the most lasting forest management improvement program in the tropics and is the only independent organization in the Amazon to run a forest management applied research program.

 

Histórico01-web

All this technical expertise prompts a demand by government entities, communities, businesses and other organizations, which contract IFT for forestry-based technical studies. Also, IFT participates in specialized forums for the discussion of challenges in the area of forestry – a way to expand the reach of the lessons learned.

For formatting and conducting the training program, the institution relies on a structure that includes a Forest Management Center in Paragominas, in a partnership with company Cikel Brasil Verde, which provides 5,000 hectares of managed forests for demonstrations and training. Thanks to other partnerships, the Roberto Bauch Forest Management Center (CMFRB) also has timber harvesting machinery and equipment to use in forest management practices. IFT has a portfolio of 11 practical forest management courses that can be held at the Forest Management Center or within the companies and communities.

The Roberto Bauch FMC is today one of the few forest management training centers in operation and the only independent one. It is associated with Cenaflor, the National Center for Forest Management Support, which is linked to the Brazilian Forest Service (SFB), and this organization is one of its strategic partners to develop its actions.

Mission

To foster good forest management practices, thus contributing to the conservation of the natural resources and improving the quality of life of the population.

Vision

The development of a fair, sustainable and inclusive forest sector in the Brazilian Amazon, supported by an industry that is heavily based on building technical capacity and on legality, and one that acknowledges traditional communities as an important source of knowledge and as a supplier of social and biodiversity products.

Johan Zweede, IFT founder, at the Management Center giving a course.

Fundação Floresta Tropical

In 1992, with 28 years of experience in forest management in the Amazon and in Latin America countries, Johan Zweede was invited by Christopher Uhl of the Institute of Man and the Environment (Imazon) to act as a technical advisor for the institution in a comparative research of Conventional Logging vs. Low-Impact Logging, funded by WWF. As a consultant and expert in forest management, Zweede helped the technicians of the institution with the improvement, design, operational innovation and implementation, in the Amazon, of a new low-impact logging system. Amongst his contributions to the project, he provided the technical guidance and initiative to secure the support from CAT International to use a skidder during the research project for skidding the logs instead of crawler tractors fitted with a hitch, which was common in logging operations early in the 1990s.

In May 1994, Johan Zweede escorted Mr. Peterson, president of the American NGO Tropical Forest Foundation (TFF) and CEO of Caterpillar in the USA during an institutional visit to Paragominas, in the southeastern region of Pará. Caterpillar was the company that, at the request of Zweede, provided support by lending machines to Imazon’s forest management research project at “Fazenda Sete”. Upon completion of the research and presentation of results, and soon after the visit, it was discussed with Johan Zweede the possibility of creating in Brazil an entity to replicate the experience of low-impact forest management, which, in the future, after creating the FFT, would be called Reduced Impact Logging.

On September 15, 1994, Johan Zweede was authorized by TFF to create a subsidiary entity in Brazil to promote demonstrative forest management models. The work was started immediately, including field activities; but FFT, as a legal entity in Brazil, was created only in January, 1995.

In the early years, FFT was dedicated to establishing five forest management models in the Amazon. In 1995, with the support from Cikel, the Cauaxi Farm, located in the municipality of Paragominas, eastern Pará, was established as the first and main operating site for FFT, and the focus of the organization became the training in Forest Management and Reduced Impact Logging for all levels of public, both at the Training Center in Cauaxi (on-site course) and off-site courses in the Brazilian and Peruvian Amazon.

Histórico03web

Instituto Floresta Tropical

The creation of IFT was discussed in 1999 during a meeting with several public, private and third sector organizations, in addition to distinguished names of the forest scenario at the time, in which Johan Zweede and all other invited institutions envisaged having an organization with a national identity. For the sectors involved, FFT should be that organization, and, for such, it should change from FFT to IFT, thus absorbing the expertise, human resources and equipment, and that took place in October 2001. It was when FFT began to prepare to be a Brazilian NGO, after the proposal was presented and approved by the Board of Directors of TFF. The creation of the IFT entity began in August 2002, and was effected in September 2003 with special funds from the United States Forest Service (International Programs).

From September 2003 to September 2008, the two entities worked together, sharing infrastructure and personnel. In 2006, IFT was officially recognized by the Brazilian Government as an OSCIP, and the Management Center in Cauaxi was renamed as Centro de Treinamento Florestal Roberto Bauch (CMFRB), named after one of the backers to the creation of the Center, Forestry Engineer Roberto Bauch. Robert was responsible for actively supporting the implementation of two models in the State of Mato Grosso, with funding from the World Bank. The closing of the activities of FFT was completed with the official donation to IFT of all the infrastructure, personnel, equipment and materials that belonged to FFT.