Bem vindo: contato@ift.org.br | (91) 3202-8300

Equipe

Órgãos Executivos IFT

Assembleia Geral, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Secretaria Executiva

FUNDADOR

Johan Cornelis Zweedezweede@ift.org.br

MEMBROS FUNDADORES

José Natalino Macedo Silvajosenatalino@ift.org.br

André da Silva Dias | andredias@wwf.org.br

Ana Cristina Fialho de Barros | ana-cristina.barros@mma.gov.br

Adalberto Veríssimobetoverissimo@uol.com.br

ASSEMBLEIA GERAL | Membros Efetivos

Maximiliano Roncolettaroncoflorestal@gmail.com

Denys Pereiradenyspereira@me.com

CONSELHO DIRETOR

Edson José Vidal da Silva – Presidente Conselho Diretor | edvidal@esalq.usp.br

Luís Fernando Guedes Pinto – Vice-Presidente Conselho Diretor | luisfernando@imaflora.org

Manoel Pereira Dias – Membro do Conselho Diretor | manoel@cikel.com.br

Jorge Alberto Gazel Yared – Membro do Conselho Diretor | jagyared@gmail.com

CONSELHO FISCAL

Rosilene Ferreira Dantas – Presidente do Conselho Fiscal | rosikeys@bol.com.br

Nélio Elias Dantas – Membro do Conselho Fiscal | neliodantaselias@yahoo.com.br

Verônica Oki Igacihalaguti – Membro do Conselho Fiscal | veronica@imazon.org.br

SECRETARIA EXECUTIVA

Iran Paz Pires Secretário Executivo (interino) | iran@ift.org.br

COLABORADORES | Equipe administrativa

Alan Amaral – Assistente de Informática | alan@ift.org.br

Claudia Silva – Serviços Gerais

Josiane Marques – Assistente Contábil | josiane@ift.org.br

Juliana Santos – Assistente Contábil | juliana@ift.org.br

Mara Lameira – Assistente Executiva | maracris@ift.org.br

Sônia Machado – Gerente Administrativo/Financeiro  | sonia@ift.org.br

COLABORADORES | Equipe Técnica

Ana Carolina Vieira – Coordenadora do Programa Florestas Comunitárias | carolina@ift.org.br

André Miranda – Técnico Instrutor | andre@ift.org.br

César Pinheiro – Técnico Instrutor | cesar@ift.org.br

Elias Santos – Jornalista Ambiental | elias@ift.org.br

Iran Pires – Gerente Operacional | iran@ift.org.br

João Lima – Técnico Instrutor | joao@ift.org.br

Lindomar Santiago – Operador Instrutor | lindomar@ift.org.br

Paulo Costa – Operador Instrutor

Quer saber mais sobre o quadro técnico do IFT? 

Esse é o nosso time:

Iran_Circular

Iran Paz Pires

Criar, aprimorar e difundir boas práticas de manejo florestal buscando minimizar os impactos humanos sobre os recursos naturais das florestas de produção é a missão de vida assumida pelo engenheiro florestal Iran Paz Pires, Secretário Executivo (interino) do IFT. Graduado em Engenharia Florestal, em 2003, pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), localizada em Botucatu, estado de São Paulo, Iran também é mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Há 10 anos atuando na área florestal, assumiu a função de coordenador operacional em 2004 e hoje acumula o cargo de gerente operacional e Vice-Secretário. Possui experiência em manejo empresarial, iniciativas comunitárias e avaliação independente em unidades de manejo no Brasil, Peru e Bolivia.

João Adriano Melo de Lima

Técnico Florestal formado pela antiga Escola de trabalho e produção do Pará (ETPP), campus Escola Agroindustrial Juscelino Kubitschek de Oliveira. É funcionário do IFT desde 2008, onde desenvolve a função de Técnico Instrutor, tem como expertise o desenvolvimento de mapas para o manejo florestal utilizando a ferramenta SIG. João coordenar diversas atividade do manejo florestal. É estudante de engenharia ambiental graças ao programa de apoio ao desenvolvimento profissional adotado pelo IFT.

César_CircularCésar de Souza Pinheiro

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal e tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade de Maringá (PR). Ministra Capacitação e treinamento sobre   manejo florestal sustentável e exploração de impacto reduzido na Amazônia.  Possui experiência com manejo comunitário madeireiro e não madeireiro. César é o profissional com maior tempo de atuação no quadro funcional do IFT. Ele possui conhecimentos em desenvolvimento, aprimoramento e implantação de boas práticas de manejo florestal e exploração de impacto reduzido em terra firme na Amazônia brasileira; coordenação e execução de curso de identificação botânica; planejamento e construção de estradas rurais e florestais; operação de máquinas pesadas; avaliação para Certificação Florestal FSC e EIR; e curso de manejo florestal em várzea.

Sônia_Círculo

Sonia Maria Bentes Machado

A gerente administrativa e financeira do IFT é bacharel em ciências contábeis e uma entusiasta da conservação ambiental. Para ela, só através de um manejo florestal consciente será possível garantir a sustentabilidade e a biodiversidade do ecossistema. Sonia trabalhou durante 15 anos na Amazônia Compensados e Laminados S/A e há 7 faz parte do quadro de colaboradores do IFT.

Mara_Circular

Mara Lameira

Assistente Executiva do IFT desde 2011, Mara Lameira é formada em Administração de Empresas pela União de Ensino Superior do Pará (Unespa). No IFT, Mara desenvolve trabalhos na coordenação de Treinamento e Capacitação, Administração e Finanças do Instituto. Há mais de 15 anos atua como administradora dos quais cerca de 10 anos se dedicou a trabalhos na área ambiental. Mara já foi coordenadora administrativa do projeto Frutíferas da Mata na Vida Amazônica, promovido pelo União Internacional para Conservação da Natureza (IDCN).  Ela também coordenou o levantamento de dados para o projeto Produtos Agroextrativistas na Amazônia Brasileira, na região do Marajó e Nordeste do Pará, organizado pela ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Em 2004, teve a oportunidade de estruturar o espaço físico e administrativo da Associação dos Produtores Florestais Certificados na Amazônia (PFCA).

Dodô_CircularAndré Maria de Oliveira Miranda

O técnico florestal pela Escola Agroindustrial de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek de Oliveira e tecnólogo em gestão ambiental pela  Unicesumar – Centro Universitário Cesumar, André Miranda, o Dodô, é instrutor em capacitação para diferentes públicos em manejo florestal e exploração de impacto reduzido, assim como mapeamento e operações de pátio, planejamento de unidades de trabalho e planejamento de arraste, entre outros temas. Há 16 anos no IFT, André possui expertise técnica em trabalho de campo em estados como: Pará, Acre, Rondônia e Amazonas.

Josiane_Circular

Josiane Marques

A Administradora Josiane Marques, motivada em aprimorar seus conhecimentos na área financeira/contábil, optou por uma segunda graduação em Ciências Contábeis, cursando o 7° semestre na Universidade da Amazônia (Unama). Atua no terceiro setor desde 2008, quando trabalhou no departamento de Gestão de Projetos no IPAM. Faz parte do quadro do IFT desde Outubro/2011, desenvolvendo atividades de acompanhamento financeiro e orçamentário de projetos, prestações de contas e conciliações, desenvolve também atividades no contas a pagar, a receber e tesouraria.

Elias Santos

Jornalista profissional (SRTE/Pa – 2258), graduado em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia (2010), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa pela Universidade Gama Filho (UGF) e aluno de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia. Atuou como repórter da editoria de cultura, política, gerais e polícia do jornal Diário do Pará; em assessoria de comunicação parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); repórter na Rádio Unama FM105.5; assessor de  imprensa do Instituto de Assistência do Servidor do Estado do Pará (IASEP); e como coordenador do setor de comunicação da União Paraense dos Estudantes (UPES), além de ter realizado consultoria e assessoria de comunicação para vereador na Câmara Municipal de Belém. Militante de movimentos sociais e conectado com a pauta dos direitos humanos.

Ana Carolina C. Vieira 

Engenheira florestal formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Carol é especialista em Agriculturas Familiares Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e possui mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas, também pela UFPA.  Há 10 anos atua na área socioambiental e já trabalhou no International Center of Forest Research (CIFOR), Instituto Peabiru, e como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); no IFT atua como Coordenadora do Programa Florestas ComunitáriasPara ela, a conservação da sociobiodiversidade e o trabalho em prol da sustentabilidade fortalecem a acessibilidade e o manejo sustentável dos recursos naturais realizado por populações tradicionais da Amazônia.

Marcelo Galdino Almeida

Marcelo Galdino é engenheiro florestal formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e técnico florestal formado na Escola Agroindustrial Juscelino Kubitschek. Trabalhou como instrutor técnico em Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido no Instituto Floresta Tropical (IFT) entre os anos 2000 a 2003. Foi analista ambiental no Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) entre os anos de 2004 a 2012 e gerente operacional do Projeto de Manejo Florestal da Floresta Nacional de Saracá-Taquera sob regime de Concessão Florestal na Unidade de Manejo Florestal II e III, entre 2012 e 2013. Além disso, foi ponto focal do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQGA) do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) de 2015 a 2017.

Juliana_Circular

Juliana Fernandes

A estudante de contabilidade Juliana Fernandes teve a primeira experiência profissional no IFT. Como integrante do programa Jovem Aprendiz no ano de 2013, ela mostrou compromisso e responsabilidade para atuar profissionalmente no departamento financeiro do instituto. Em 2014, foi contratada como assistente contábil e atua no setor de contas a pagar, tesoureira e prestações de contas de viagens. Juliana cursa o 5°semestre de Ciências Contábeis na Universidade da Amazônia.

Maximilian KA Steinbrenner

Consultor do IFT desde 1999, o alemão Max é graduado, mestre e doutor em Ciências Florestais. Trabalhou na Universidade de Freiburg, Alemanha; e na Cooperação Técnica Alemã entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ). Uma frese em especial motivou Max a explorar o universo das florestas tropicais: “É bom lembrar que sempre é o homem que ameaça as florestas e a onça, mas nunca são elas que levantam a voz – é outra vez sempre o homem. Portanto, amar a natureza não é o suficiente – não existe sustentabilidade sem pensar o homem”.

Membros Fundadores

Adalberto Veríssimo

Engenheiro Agrônomo, mestre em Ecologia pela Universidade da Estadual da Pensilvânia (EUA), foi diretor Executivo do Imazon gestão 1990-1993, supervisiona atividades de pesquisa e atua também na elaboração de propostas de pesquisa, orientação acadêmica, representação institucional, redação e edição de artigos científicos. Além disso, Adalberto é líder Avina em dois projetos: “Apoio ao Manejo Florestal na Amazônia” e “Cidades Sustentáveis da Amazônia”, desde 2002, e participou de mais de 120 publicações sobre a Amazônia como autor e coautor.

José Natalino Macedo da Silva

O engenheiro florestal José Natalino Macedo Silva é o Secretário Executivo do IFT. Graduado pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1971, ele é mestre em Engenharia Florestal pela mesma instituição (1980) e doutor em Ciências Florestais pela Universidade de Oxford, no Reino Unido (1990). Por mais de 40 anos dedicou-se à pesquisa florestal no então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), hoje IBAMA, e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atuou na primeira diretoria do Serviço Florestal Brasileiro como Diretor de Concessões Florestais (2007-2011). É professor associado à Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Gestão de Florestas Públicas e Silvicultura e Manejo de Florestas Tropicais.

Conselho diretor

Edson José Vidal da Silva

Doutor em Ciências da Engenharia ambiental pela Universidade de São Paulo. Atualmente e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) e coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais. Publicou 23 artigos em periódicos especializados e 7 trabalhos em anais de eventos. Edson já publicou 11 livros e outros 2 capítulos de livros, recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Em suas atividades profissionais interagiu com 27 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No currículo lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: manejo florestal, Amazônia, ecologia e manejo de recursos naturais, politicas públicas, certificação florestal, dinâmica de florestas tropicais, economia florestal e ecologia e manejo de cipós.

Luís Fernando Guedes Pinto

Graduado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Fitotecnia também pela Universidade de São Paulo (2003), com atividades no ICRAF Sudeste da Ásia. Trabalha no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: certificação e sistemas agroflorestais. É Professor colaborador do Mestrado Profissionalizante da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas) e foi Pesquisador Associado do Oxford Centre of Tropical Forests, do Environmental Change Institute da Universidade de Oxford.

Jorge Alberto Gazel Yared

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Atuou, de 1975 a 1978, como pesquisador no Centro de Pesquisa Florestal da Região Amazônica, no Projeto de Desenvolvimento e Pesquisa Florestal (Convênio IBDF/FAO-BRA-45), e de l978 a 2008, como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência na área de Recursos Florestais, especialmente na área de Silvicultura Tropical, área em que possui mais de uma centena de publicações em autoria e coautoria. Foi Coordenador Regional do Centro de Pesquisa Florestal da Região Amazônica; Diretor Técnico de Desenvolvimento de Cadeias de Produtos Florestais do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e Secretário Adjunto da Secretaria de Governo do Estado do Pará. Exerceu ainda o Cargo de Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará. Foi professor do Curso de Doutorado em Ciências Agrárias, Agroecossistemas Amazônicos, na Universidade Federal Rural da Amazônia. É Chefe Geral da Embrapa Amapá desde outubro de 2013.

Conselho fiscal

Nelio Augusto Dantas Elias

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Colégio Moderno. Atualmente é professor da Faculdade do Pará (FAP) e da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa). Trabalha com ensino superior e treinamento empresarial há 18 anos. Sócio fundador da A & C Auditoria e Consultoria SS Ltda, empresa com 22 anos de atuação junto a empresas públicas e privadas, de diversos portes e atividades econômicas.