CMFRB

Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB)

O Centro de Treinamento em Manejo Florestal Roberto Bauch é localizado no município de Paragominas e conta com um acampamento com estrutura física capaz de comportar mais de 400 participantes de cursos anualmente, incluindo uma área florestal de aproximadamente 5 mil hectares na qual o IFT promove as capacitações e realiza demonstrações. O Centro de Manejo Florestal está localizado nas áreas florestais do Grupo Cikel, um empreendimento de grande porte que tem sido um dos principais parceiros do IFT no cumprimento de sua missão. Para realizar os treinamentos e demonstrações práticas em manejo florestal e exploração de impacto reduzido, o CMF está equipado com máquinas e equipamentos mantidos por outros dois de seus parceiros institucionais, a Caterpillar e a Stihl.

Visão aérea do acampamento do CMFRB.


Vista da floresta localizada na Fazenda Cauaxi.

 


 

Veja em vídeo a exuberância da área de floresta no entorno do CMFRB e a estrutura do acampamento.

 

 


Quem foi Roberto Bauch?

 

Roberto E. Bauch, agrônomo e silvicultor, foi consultor autônomo no Brasil e em países da América Central durante mais de trinta anos. Também foi especialista em manejo florestal e silvicultura. Trabalhou em diversos programas de assistência técnica, tanto no Brasil como no exterior, em engenharia agroflorestal e manejo de florestas naturais e plantadas. Na SCS, conduziu processos de manejo florestal de plantações e de florestas naturais.

Roberto Bauch

Roberto Bauch.

Trabalhou na Nicarágua em um projeto de cooperação técnica sueco (ASTI), em conjunto com organizações florestais governamentais e povos indígenas da Costa Atlântica, particularmente na área de manejo sustentado de recursos florestais. Participou da organização do novo Serviço Florestal Nicaraguense e trabalhou em um Plano de Ação de Florestas Tropicais da FAO (TFAP/FAO) na Nicarágua, coordenando o plano estratégico para a utilização de lenha como combustível de forma sustentável e eficiente. Atuou como especialista no programa PRODEAGRO, do Banco Mundial/PNUD, no Estado de Mato Grosso, trabalhando com o manejo de recursos florestais naturais, objetivando a difusão de informações técnicas sobre o manejo sustentável de florestas tropicais úmidas. Também realizou consultoria com a GTZ ao Projeto ProManejo, que teve como objetivo difundir a técnica do manejo florestal na Amazônia, por meio do incentivo às iniciativas promissoras, criar subsídios para a definição de políticas florestais adequadas e testar um novo modelo de controle da atividade madeireira. Roberto Bauch faleceu em junho de 2007.