Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) é lançado em Belém

Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) é lançado em Belém

Iniciativa que que conecta organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa para lutar pela defesa do uso sustentável dos territórios comunitários no Pará, o Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (OMFCF) foi lançado hoje, 25 de agosto, no auditório Alexandre Rodrigues, no Parque Zoobotânico do Museus paraense Emilio Goeldi. O Instituto Floresta Tropical (IFT) é uma das instituições que compõe o grupo que debateu a construção da iniciativa, que é encabeçada pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), apoiado pela Climate and Land Use Alliance (CLUA).

O Observatório busca contribuir para a valorização e garantia dos direitos e dos modos de vida de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais da Amazônia, além da construção de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável e socialmente justo.

A construção do Observatório teve o protagonismo de 14 organizações comunitárias, que representam 2.500 famílias de 11 territórios, entre unidades de conservação, assentamentos rurais e glebas estaduais. Essas áreas  somam mais de 3 milhões de hectares de floresta sob a gestão de organizações comunitárias. Nesses territórios vivem povos tradicionais e agricultores familiares que geram renda a partir de atividades sustentáveis de produtos madeireiros e não madeireiros.

Embora a produção dessas comunidades valorize a conservação dos recursos naturais, elas estão em áreas de forte pressão do desmatamento.  Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), somando as últimas três décadas, os números do desmatamento marcam no Pará mais de 200 mil quilômetros quadrados, área superior ao território do estado de São Paulo.

O observatório terá como atividades:  a geração, gestão e disseminação de informações qualificadas; a realização de estudos e pesquisas; o monitoramento de políticas públicas, o encaminhamento de demandas de orientação técnica e jurídica de comunidades manejadoras; a realização de debates públicos e ações de formação e capacitação de comunidades, organizações da sociedade civil e agentes públicos e privados.

Com atuação prioritária no estado do Pará, o observatório conta com representantes de organizações sociais de oito municípios: Almeirim, Anapu, Belterra, Curralinho, Juruti, Portel, Porto de Moz e Santarém. Uma das principais frentes de atuação do OMFCF é gerar e compartilhar informações para fortalecimento das comunidades sobre as técnicas de manejo, desenvolvimento institucional e, especialmente, para atuação sociopolítica e incidência nas políticas públicas voltadas para garantir uma agenda mínima do manejo florestal comunitário e familiar.

Acesse: www.observatoriomfcf.org.br

Com informações da Ascom IEB

Sem Comentários

Publicar Um Comentário