Manejo Florestal

O que é Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido (MF-EIR)?

 

O manejo florestal pode ser definido como o uso de práticas de planejamento e princípios de conservação que visam garantir que uma determinada floresta seja capaz de suprir, de forma contínua, um determinado produto ou serviço. Na Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei Federal 11.284/2006), em seu artigo 3°, inciso VI, manejo florestal é definido como a “administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza florestal”.

 

A Exploração de Impacto Reduzido (EIR) é a alternativa à exploração predatória convencional. É executada segundo um planejamento detalhado e uso de técnicas especiais, que visam que aprofundar o conhecimento do recurso florestal, reduzir os danos e incrementar rendimentos da colheita florestal, atuando como parte crucial para a execução correta do que foi previsto no manejo florestal sustentável.

 

Além disso, a exploração de impacto reduzido tem como premissa o comprometimento com o componente social do manejo florestal, dando enfoque no planejamento da segurança e saúde do manejador florestal, evitando potenciais riscos das operações florestais.

 

Para mais detalhes sobre a atividade, acesso nosso Informativo Técnico Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido em Florestas Naturais de Produção na Amazônia que Aborda as técnicas e as práticas de bom manejo de florestas naturais amazônicas.

 

No vídeo abaixo você encontra informações sobre o manejo florestal comunitário, uma das modalidades de manejo florestal desenvolvidas na Amazônia.