IFT e Emater-Pa firmam Termo de Cooperação Técnica

IFT e Emater-Pa firmam Termo de Cooperação Técnica

O Instituto Floresta Tropical (IFT) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pa) firmaram, no dia 30 de julho, Acordo de Cooperação Técnica que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à capacitação de pessoal com atuação na área de assistência técnica florestal nas atividades realizadas pelo órgão público. Ambas instituições concordam em atuar de forma integrada para o cumprimento das diretrizes do documento.

Cabe ao IFT disponibilizar os técnicos instrutores para a realização dos cursos e demais atividades relacionadas ao plano de trabalho – documento em fase de elaboração. A entidade vai, ainda, oferecer, conforme necessidade, apoio logístico para instrutores e técnicos na realização das ações previstas, como alojamento, alimentação, material didático e necessidades afins.

De acordo com o termo, o IFT vai contribuir com o aprimoramento dos técnicos extensionistas nas principais tecnologias ligadas ao manejo e extensão florestal com foco na promoção do desenvolvimento rural sustentável. No documento, o IFT se responsabiliza, também, pela execução das atividades previstas com integral observância às exigências de legislações florestais federal, estadual e municipal.

Cabe à Emater-Pa, elaborar, em conjunto com IFT, o plano de trabalho específico para detalhamento das atividades; estabelecer quando necessário parcerias para execução das ações; encaminhar lista de técnicos selecionados para capacitação, assim como informar a logística necessária para o deslocamento; disponibilizar instalações físicas; respeitar os direitos autorais do IFT; e alinhas as temáticas a serem abordadas nas capacitações e observar as especificidades e necessidades tecnológicas de cada região.

O termo celebra uma parceria institucional que já existe entre as entidades. Com a assinatura, será possível elaborar ações que permitam o desenvolvimento sustentável do Estado do Pará, por meio da prática de atividades produtivas realizadas por populações tradicionais.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário