IFT contrata consultoria para atuar no fortalecimento organizacional de projetos de manejo florestal comunitário

IFT contrata consultoria para atuar no fortalecimento organizacional de projetos de manejo florestal comunitário

Em Termo de Referência publicado hoje, 12/07, o Instituto Floresta Tropical (IFT) realiza chamada para interessados em atuar na área de Fortalecimento Organizacional no âmbito do Projeto Florestas Comunitárias. O objetivo do termo é contratar dois profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, especialistas em cooperativismo e gestão de empreendimentos comunitários, e metodologias participativas e moderação de reuniões comunitárias. Os candidatos devem encaminhar até o dia 22 de julho de 2018 a documentação completa. O TdR com diretrizes e orientações está publicado AQUI.

As atividades desenvolvidas pelos contratados serão realizadas em formato de oficinas participativas. Entre as estratégias de intervenção previstas estão: fortalecimento da visão estratégica do grupo, estabelecimento de acordos e regras de gestão dos empreendimentos florestais comunitários e o aprimoramento da estratégia administrativa e de gestão comunitária. Caberá aos contratados elaborar documentos que colaborem para a construção de um plano estratégico de aperfeiçoamento à gestão administrativa e financeira dos empreendimentos.

Os dois consultores desenvolverão o processo de fortalecimento organizacional em três unidades de conservação beneficiárias do Projeto Florestas Comunitária: Arióca Pruanã, em Oeiras do Pará; Terra Grande-Pracucúba, em São Sebastião da Boa Vista e Curralinho; e Mapuá, em Breves, todas no estado do Pará.

Os objetivos específicos do contrato que será firmado são: a) elaboração de um plano de trabalho para o Processo de Fortalecimento Organizacional; b) realização de oficinas de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo; c) realização de oficinas de capacitação em gestão administrativa e financeira de associações e empreendimentos florestais comunitários; d) elaboração de Regimento Interno junto aos grupo de manejadores florestais; assessoria para a criação e consolidação de cooperativas agroextrativistas; e e) elaboração do Planejamento Estratégico das Organizações Comunitárias.

Florestas Comunitárias

O IFT tem se firmado na Amazônia como um centro de excelência em manejo florestal por meio de sólidos programas de capacitação e treinamento, extensão e sensibilização em manejo florestal, pesquisa aplicada e estudos estratégicos do setor florestal. No âmbito do Programa Florestas Comunitárias, o IFT desenvolve projetos em Unidades de Conservação de uso sustentável com o apoio do Fundo Amazônia.

O projeto Florestas Comunitárias que prevê a contratação dos consultores apoia a implementação de modelos de manejo florestal comunitário de uso múltiplo para uso e comercialização de madeira e açaí, para fortalecer a organização social, gerar renda e contribuir com a redução do desmatamento em Unidades de Conservação de Uso Sustentável no arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Informações

Acesse o TdR AQUI!

Dúvidas? Envie e-mail para geral@ift.org.br

Outras informações: www.ift.org.br

Redes Sociais

Facebook: /InstitutoFlorestaTropical

Twitter: @IFTAmazonia

Sem Comentários

Publicar Um Comentário