Bem vindo: contato@ift.org.br | (91) 3202-8300

Notícias

IFT contrata consultoria para atuar no fortalecimento organizacional de projetos de manejo florestal comunitário

Em Termo de Referência publicado hoje, 12/07, o Instituto Floresta Tropical (IFT) realiza chamada para interessados em atuar na área de Fortalecimento Organizacional no âmbito do Projeto Florestas Comunitárias. O objetivo do termo é contratar dois profissionais, pessoas físicas ou jurídicas, especialistas em cooperativismo e gestão de empreendimentos comunitários, e metodologias participativas e moderação de reuniões comunitárias. Os candidatos devem encaminhar até o dia 22 de julho de 2018 a documentação completa. O TdR com diretrizes e orientações está publicado AQUI.

As atividades desenvolvidas pelos contratados serão realizadas em formato de oficinas participativas. Entre as estratégias de intervenção previstas estão: fortalecimento da visão estratégica do grupo, estabelecimento de acordos e regras de gestão dos empreendimentos florestais comunitários e o aprimoramento da estratégia administrativa e de gestão comunitária. Caberá aos contratados elaborar documentos que colaborem para a construção de um plano estratégico de aperfeiçoamento à gestão administrativa e financeira dos empreendimentos.

Os dois consultores desenvolverão o processo de fortalecimento organizacional em três unidades de conservação beneficiárias do Projeto Florestas Comunitária: Arióca Pruanã, em Oeiras do Pará; Terra Grande-Pracucúba, em São Sebastião da Boa Vista e Curralinho; e Mapuá, em Breves, todas no estado do Pará.

Os objetivos específicos do contrato que será firmado são: a) elaboração de um plano de trabalho para o Processo de Fortalecimento Organizacional; b) realização de oficinas de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo; c) realização de oficinas de capacitação em gestão administrativa e financeira de associações e empreendimentos florestais comunitários; d) elaboração de Regimento Interno junto aos grupo de manejadores florestais; assessoria para a criação e consolidação de cooperativas agroextrativistas; e e) elaboração do Planejamento Estratégico das Organizações Comunitárias.

Florestas Comunitárias

O IFT tem se firmado na Amazônia como um centro de excelência em manejo florestal por meio de sólidos programas de capacitação e treinamento, extensão e sensibilização em manejo florestal, pesquisa aplicada e estudos estratégicos do setor florestal. No âmbito do Programa Florestas Comunitárias, o IFT desenvolve projetos em Unidades de Conservação de uso sustentável com o apoio do Fundo Amazônia.

O projeto Florestas Comunitárias que prevê a contratação dos consultores apoia a implementação de modelos de manejo florestal comunitário de uso múltiplo para uso e comercialização de madeira e açaí, para fortalecer a organização social, gerar renda e contribuir com a redução do desmatamento em Unidades de Conservação de Uso Sustentável no arquipélago do Marajó, no estado do Pará.

Informações

Acesse o TdR AQUI!

Dúvidas? Envie e-mail para geral@ift.org.br

Outras informações: www.ift.org.br

Redes Sociais

Facebook: /InstitutoFlorestaTropical

Twitter: @IFTAmazonia

Deixar comentário