IFT abre temporada de cursos ex-situ

IFT abre temporada de cursos ex-situ

O Instituto Floresta Tropical (IFT) está recebendo inscrições para realização dos cursos ex-situ. Nesta modalidade, as atividades são realizadas em áreas de floresta viabilizadas pela organização contratante. Nossos instrutores técnicos e engenheiros florestais utilizam metodologias desenvolvidas ao longo dos mais de 20 anos que a instituição atua com manejo florestal sustentável na Amazônia. Os cursos ocorrerão de junho até novembro de 2017.

Os cursos disponibilizados para esta temporada, são:

  • Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal
  • Técnicas Especiais Pré-exploratórias
  • Técnicas Especiais de Corte de Árvores e Segurança em Manejo Florestal
  • Técnicas de Planejamento e Operação de Arraste dm Manejo Florestal

Para contratar os cursos, a organização solicitante precisa enviar um e-mail com o título “Curso ex-situ” para cursos@www.agenciatroia.com.br e indicar:

– Nome da organização contratante;

– Nome do curso;

– Nº de participantes;

– Local de realização das atividades.

Saiba mais sobre os cursos:

Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal

A correta implementação de estradas e outras infraestruturas de exploração pode minimizar os custos de extração de produtos florestais do empreendimento, assim como os danos ao meio ambiente. Neste curso, são abordadas as principais técnicas de planejamento na construção das infraestruturas otimizadas e permanentes, incluindo as estruturas de drenagem e a conservação/manutenção destas estruturas. Além disso, o curso aborda procedimentos de segurança no trabalho, além de abordar o funcionamento e manutenção de máquinas pesadas.

Técnicas Especiais Pré-exploratórias

O curso aborda assuntos relacionados ao planejamento inicial das atividades de manejo florestal, incluindo a escolha e delimitação de áreas, a abertura das trilhas, a condução do inventário florestal, a organização de dados e a confecção de mapas – utilizando software de Sistemas de Informações Geográficas, no caso de empresas, como mapas manuais, no caso de pequenos produtores familiares e comunidades. O curso pode servir, desta forma, tanto para empresas e comunidades florestais interessadas em realizar diretamente a exploração florestal como a produtores de diferentes tamanhos e escalas, interessados em ter melhor controle sobre seu estoque potencial de produtos florestais.

Técnicas Especiais de Corte de Árvores e Segurança em Manejo Florestal

O curso se propõe a aumentar a segurança e conforto em um dos trabalhos de maior incidência de acidentes no mundo: o corte de árvores na exploração florestal. Tais técnicas visam direcionar a queda das árvores, propiciando maior aproveitamento das toras (menores desperdícios de madeira), minimizando os impactos à floresta e causando menores danos durante o corte às árvores que ficarão na área de manejo. O curso também aborda aspectos de manutenção de motosserras e técnicas para aumentar a vida útil destes equipamentos.

Técnicas de Planejamento e Operação de Arraste dm Manejo Florestal

O curso visa facilitar o arraste de toras na floresta e a orientar os operadores de máquinas pesadas. No planejamento do arraste, há a demarcação através de sinalização padronizada do caminho a ser percorrido pelo trator durante o arraste das toras ao pátio de estocagem. Para o empreendedor ou comunidade, o principal benefício que o curso pode propiciar é o aumento da produtividade e a diminuição dos custos operacionais do arraste. Experimento conduzido na Amazônia Oriental demonstrou que o planejamento pode baixar os custos relativos ao arraste e operações de pátio em até 37% em comparação a exploração não-planejada. O planejamento também traz benefícios aos trabalhadores que poderão trabalhar em melhores condições de segurança e praticidade.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário