Bem vindo: contato@ift.org.br | (91) 3202-8300

Notícias

FSC® Brasil lança campanha em vídeo sobre consumo responsável da madeira

FSC® Brasil lança campanha em vídeo sobre consumo responsável da madeira

O FSC Brasil acaba de lançar o filme Procure o Selo, que marca o início de uma nova campanha de conscientização sobre o uso responsável da madeira, focada no consumidor final. A iniciativa faz parte de um grupo de ações de fortalecimento das cadeias certificadas com o selo FSC 100% comunitário.

Parte do filme se passa no Acre, dentro do Assentamento Agroextrativista Chico Mendes – uma das 6 associações que formam a Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta). Essa cooperativa, que segue uma série de exigências sociais, ambientais e econômicas para conservar as florestas, recebeu o primeiro selo de certificação florestal 100% comunitário do país – uma nova modalidade utilizada pelo FSC – Forest Stewardship Council®, exclusivo para produtos de florestas manejadas por pequenos produtores ou comunidades.

Com linguagem e elementos visuais jovens, a peça traz uma pegada mais publicitária e foge do modelo institucional visto até hoje. De forma bastante didática, o vídeo mostra que cada um de nós, representados ali pelo paulistano Luís, é responsável por estimular a exploração legal – ou ilegal – das nossas florestas.

Preocupado com o desmatamento, Luís decide não consumir mais nenhum produto de madeira, mas percebe que essa não é a solução para diminuir ou mesmo acabar com a exploração ilegal, em especial na Amazônia. A saída então é ser um consumidor consciente e ficar de olho no selo FSC, que é um link confiável entre a produção e o consumo responsável de produtos florestais.

Ponto central do filme, a certificação é, reconhecidamente, uma das principais armas de combate ao desmatamento. E, ao mesmo tempo em que ajuda a conservar o meio ambiente, garante direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades tradicionais e assegura serviços ambientais, como o controle do regime hídrico, a fertilidade dos solos e a biodiversidade. O selo 100% comunitário garante ainda mais – que todo o processo foi feito por comunidades tradicionais das florestas.

Assista o vídeo AQUI!

Do FSC

Deixar comentário