Etapas preparatórias para colheita florestal avançam na comunidade Itapéua

Etapas preparatórias para colheita florestal avançam na comunidade Itapéua

O apoio operacional do IFT às atividades de manejo florestal comunitário realizado pelos produtores agroextrativistas da comunidade Itapéua, localizada na Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre, em Porto de Moz no Pará, cumpriu mais uma etapa. Desta vez, os técnicos da instituição realizaram o curso de Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal (TOI). O treinamento, realizado entre os dias 3 e 17 de março, proporcionou a finalização das atividades pré-exploratórias em campo com acompanhamento técnico do IFT.

O manejo florestal em Itapéua é realizado pela própria comunidade. De acordo com João Lima, técnico sênior do IFT, a atividade contou com a participação de 17 manejadores. “Além de participarem do curso, eles se revezavam na execução de cada etapa necessária para efetuar o planejamento das infraestruturas (estradas e pátios) e a construção das vias de acesso que possibilitarão a exploração da Unidade de Produção Anual 1. As duas ações, curso e a atividade de abertura de estradas, ocorreram simultaneamente”, explicou o técnico.

Estrada aberta após trabalho coletivo seguindo regulamentação ambiental.

As atividades sofreram algumas interrupções devido às condições ambientais, manutenção de equipamentos e logísticas. “Contudo, conseguimos concluir a abertura da estrada principal, estradas secundárias e da estrada de acesso, além da construção dos pátios de estocagem. No total, foram 16 km de estradas construídas entre principal e secundárias. Aproveitamos também para instruir os comunitários acerca do planejamento e construção das infraestruturas. A partir disso, eles podem fazer o monitoramento da construção seguindo o padrão estabelecido para cada categoria de estrada e para os pátios de estocagem”, contou João.

Durante a execução da atividade, João afirma que os comunitários desenvolveram um papel importante para o bom andamento do trabalho. “Apesar da pouca prática com planejamento ou acompanhamento da construção das estradas, eles desenvolveram a atividade com comprometimento e qualidade”, destacou o técnico.

Capacitação

O curso TOI ensina técnicas que visam facilitar a escolha do melhor trajeto para as vias de escoamento da produção florestal, e melhores práticas durante a construção as infraestruturas, resultando em redução de custos operacionais e menores danos ao solo e a floresta. O planejamento também traz benefícios aos manejadores que poderão trabalhar em melhores condições de segurança e praticidade. Nesse treinamento, são abordadas as principais técnicas de planejamento na construção das infraestruturas otimizadas e permanentes, incluindo as infraestruturas de drenagem e a conservação/manutenção destas. Além disso, o curso aborda procedimentos de segurança no trabalho de seus métodos de implementação, além de explanações sobre o funcionamento e manutenção de máquinas pesadas.

E mais…

  • O IFT apoiou no mês de janeiro a realização do inventário florestal 100% da comunidade Arimum;
  • O IFT iniciou o inventário florestal 100% da UPA 2 na comunidade Itapéua;
  • O Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS) vai apoiar, nos próximos dois meses, os inventários florestais 100% das UPA 2 das comunidades: Por Ti Meu Deus, Ynumbi, Espírito Santo, Paraíso;
  • O IFT realizou Workshop sobre cooperativismo em Itapéua.
Sem Comentários

Publicar Um Comentário