Entrada do Ideflor-Bio no GT MFC do Marajó fortalece governança local

Entrada do Ideflor-Bio no GT MFC do Marajó fortalece governança local

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) é a sexta instituição a entrar no Grupo de Trabalho do Manejo Florestal Comunitário do Marajó (GT MFC do Marajó). Em funcionamento desde 2014, o GT atua na perspectiva de fomentar o desenvolvimento do manejo florestal realizado por populações tradicionais da região que vivem em Unidades de Conservação de Uso Sustentável (UCs).  Compõem o grupo, também, o Instituto Floresta Tropical (IFT), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pa) e o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Pará (IFPA). O grupo conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Breves.

logo_gtmfc_ucs_do_marajo

Governança florestal no Marajó.

O Ideflor-Bio foi criado para proteger as florestas pertencentes ao estado, bem como regulamentar o acesso a essas áreas, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos. Trata-se de uma entidade de direito público, constituída sob a forma de autarquia, com autonomia técnica, administrativa e financeira, com sede em Belém e circunscrição em todo o estado do Pará. Tem como finalidade exercer a gestão das florestas públicas para produção sustentável e da biodiversidade e, ainda, a gestão da política estadual para produção e desenvolvimento da cadeia florestal, a execução das políticas de preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade, da fauna e da flora terrestres e aquáticas no Estado do Pará.

Os objetivos específicos do GT MFC do Marajó são: oferecer assistência técnica florestal; implementar o manejo florestal e uso múltiplo da floresta; e fortalecer as cadeias de valor de produtos florestais. O grupo foi responsável pelo Encontro de Nivelamento Técnico e Institucional, que elucidou as discussões sobre os procedimentos para o licenciamento do manejo florestal em Unidades de Conservação, previsto na Instrução Normativa Nº 16/2011, do ICMBio; desenvolveu, também, um levantamento das serrarias existentes na Resex Mapuá; realizou um seminário sobre Manejo Florestal Comunitário; organizou a oficina de Capacitação de Conselheiros da Resex Mapuá; e uma Caravana de Sensibilização para o Manejo Florestal Comunitário.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário