Reserva Extrativista Ituxi realiza 2ª etapa da exploração florestal

Reserva Extrativista Ituxi realiza 2ª etapa da exploração florestal

O Instituto Floresta Tropical (IFT) realizou entre os dias 7 e 10 de setembro o curso “Técnicas de corte e segurança no trabalh o” na Reserva Extrativista (Resex) Ituxi, em Lábrea, região sul do Amazonas. A atividade compõe o planejamento estratégico que prevê ações de fortalecimento da cadeia produtiva da madeira. O empreendimento Angelim, formado por produtores agroextrativistas que residem na Unidade de Conservação está na segunda etapa da primeira exploração florestal, iniciada em 2015.

img_20160909_105554334

O curso capacita os trabalhadores do manejo florestal em técnicas especiais de corte de árvores desenvolvidas durante anos de pesquisa pela equipe de instrutores do IFT. As técnicas aumentam a segurança e conforto em um dos trabalhos de maior incidência de acidentes no mundo: o corte de árvores na exploração florestal.

De acordo com João Lima, técnico instrutor sênior do IFT, as técnicas ensinadas ao longo do curso visam direcionar a queda das árvores, propiciando maior aproveitamento das toras (menores desperdícios de madeira), minimizando os impactos à floresta e causando menores danos durante o corte às árvores que ficarão na floresta. “O curso também aborda aspectos de manutenção de motosserras e técnicas para aumentar a vida útil destes equipamentos”, reforça.

img_20160909_142716044

Desafios

Em 2015, após anos de luta, os moradores da Reserva iniciaram o manejo florestal madeireiro. A atividade é considerada pelos moradores como um importante item integrante da cesta de produtos florestais. A atividade econômica foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Unidade de Conservação (UC) e a escolha da localização da área foi consenso entre moradores. A primeira Unidade de Produção Anual (UPA) ainda está sendo explorada em virtude de problemas organizacionais e financeiros. Contudo, os trabalhos nesta segunda etapa seguem e a conclusão da exploração deve ocorrer ainda este ano.

A maior parte dos insumos, ferramentas, instrumentos e equipamentos utilizados durante a exploração florestal são oriundos de recurso disponibilizado pela Fundação Banco do Brasil (FBB) por meio do edital Ecoforte Extrativismo, que permitiu o desenvolvimento da atividade. A estruturação do empreendimento florestal coletivo envolveu a compra de insumos como combustível para o beneficiamento da madeira em tora em prancha e tábua e a aquisição de um trator com carroceria para transporte da madeira beneficiada de dentro da floresta para o pátio de estocagem. A madeira armazenada no espaço será levada por embarcação, também adquirida com recursos do edital, e transportará o produto beneficiado para o mercado consumidor em Lábrea.

Instituída pelo governo federal no ano de 2008, a Resex Ituxi possui área aproximada de 780 mil hectares cobertos de florestas de terra firme e várzea. No último censo demográfico realizado pelo ICMBio, em 2012, foram registrados 564 habitantes divididos em 123 famílias e 19 assentamentos humanos, distribuídos entre comunidades e localidades. As principais atividades produtivas desenvolvidas pelos moradores da Resex Ituxi são: coleta da castanha-do-Brasil, produção de farinha de mandioca, extração do óleo-resina de copaíba, exploração madeireira e manejo do pirarucu.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário