Programa de Residência em Manejo Florestal Comunitário abre edital para seleção de participantes

Programa de Residência em Manejo Florestal Comunitário abre edital para seleção de participantes

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência em Manejo Florestal Comunitário que vai selecionar duas pessoas para atuarem como residentes nas ações de manejo florestal realizadas pelas comunidades da Reserva Extrativista Verde para Sempre, localizada em Porto de Moz (PA). Desenvolvido pelo Instituto Floresta Tropical (IFT), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus Altamira), a realização do programa conta com o apoio da Climate and Land use Alliance (CLUA).

O programa é uma proposta de desenvolvimento e aprimoramento profissional que consiste em treinamento e acompanhamento de atividades práticas, em regime de dedicação exclusiva, com orientação assistida por atores florestais que atuam com manejo florestal em comunidades rurais.

O programa de residência tem como objetivo geral aprimorar a formação técnica dos selecionados, com especial atenção ao olhar social. Para isso, o programa abordará as mais diferentes fases de preparação, implementação e gerenciamento das atividades florestais.

Entre os objetivos específicos do plano de residência estão: consolidação do conhecimento para tomadas de decisões estratégicas e planejamento de riscos das atividades florestais; embasamento teórico-prático a fim de incrementar a capacidade de assessoria, coordenação e gerenciamento das atividades florestais; proporcionar conhecimentos em gestão social e governança territorial, a fim de que profissionais da engenharia florestal possam compreender e dialogar com questões sociais e tomadas de decisão coletiva no ambiente comunitário; incentivar e desenvolver o senso de responsabilidade e ética; complementar a formação técnica e acadêmica na prática e fortalecer o manejo florestal de uso múltiplo na Amazônia com enfoque nas comunidades rurais.

Para isso, o programa ofertará a realização de atividades teórico-práticas no âmbito do manejo florestal comunitário; remuneração mensal, sob forma de bolsa, equivalente a R$ 1.500,00; apoio financeiro para realização das atividades de campo e para residência no município de Porto de Moz, e retorno bimestral ao município de Altamira; orientação, monitoramento, supervisão e avaliação, sob a responsabilidade do IFT em parceria com a Universidade Federal do Pará campus Altamira; certificado de Curso com 1440 horas.

Podem se inscrever estudantes do último semestre do curso de engenharia florestal e profissionais engenheiros florestais com até 18 meses de formados. Os interessados devem ter inclinação profissional para trabalho com comunidades, ter disponibilidade para residir em Porto de Moz e passar 70% do tempo da residência florestal nas comunidades no interior da Resex Verde para Sempre. Os candidatos aptos ao processo seletivo não podem ter vínculo empregatício ou outra fonte de remuneração profissional, ou mesmo ser beneficiário de bolsa acadêmico-científica. A Residência Florestal exige regime de dedicação exclusiva, compreendendo o período de 40 horas semanais, distribuídas em atividades práticas e teóricas.

Inscrições

Os candidatos deverão enviar Currículo Lattes e Carta de Intensão com o máximo de 2 páginas para geral@ift.org.br, assunto Programa de Residência Florestal. Período de inscrição é de 05 a 20 de novembro de 2018. Os candidatos que não enviarem os documentos exigidos de acordo com as orientações apresentadas serão automaticamente desligados da seleção.

Processo de Seleção

O processo de seleção ocorrerá em três etapas. A primeira etapa ocorrerá de 05 a 20 de novembro com a inscrição dos candidatos. A segunda etapa, a análise curricular, ocorrerá de 21 de novembro a 5 de dezembro de 2018. Os currículos serão selecionados pelo IFT e a divulgação dos selecionados ocorrerá por e-mail e no site do Instituto Floresta Tropical (www.ift.org.br). A terceira etapa, entrevista presencial, ocorrerá entre 6 a 18 de dezembro de 2018. O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro e a previsão de início das atividades é o mês de janeiro de 2019.

Para mais informações acesse o edital AQUI!

Sem Comentários

Publicar Um Comentário