No Rio de Janeiro, IFT apresenta Manejo Florestal Comunitário ao Instituto BVRio

No Rio de Janeiro, IFT apresenta Manejo Florestal Comunitário ao Instituto BVRio

O Instituto Floresta Tropical (IFT) participa hoje, 16/01, no Rio de Janeiro, de um encontro promovido pelo Instituto BVRio que pretende debater a situação atual do manejo florestal comunitário, gargalos e ações necessárias para aumentar a participação dos produtos oriundos da atividade no mercado responsável e a valorização de sua produção.

Na pauta, a apresentação da Bolsa de Madeira BVRio, apresentação das iniciativas de manejo florestal comunitário na Amazônia e as dificuldades e necessidades relacionadas à comercialização da madeira extraída por meio de manejo florestal comunitário. O IFT apresenta o trabalho que desenvolve em quatro territórios, dois no Pará e dois no Amazonas. Quem representa a instituição é a engenheira florestal Ana Carolina Vieira, coordenadora do programa Florestas Comunitárias. O encontro é um momento de somar esforços para garantir a efetiva consolidação da cadeia da madeira manejada.

O Instituto BVRio é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como a missão institucional promover e viabilizar o uso de mecanismos de mercado como meio de implementação de políticas públicas ambientais, o desenvolvimento sustentável e a economia verde. As atividades do i-BVRio visam criar as condições necessárias e pavimentar o terreno para que mercados de ativos ambientais se concretizem no Brasil (e gradualmente em outros países).

A missão do i-BVRio inclui, ainda, a promoção de meios de negociação efetiva de ativos ambientais, como forma de demonstração concreta da viabilidade dos conceitos por ela desenvolvidos (proof of concept). Com esse propósito foi também estruturada a Bolsa de Valores Ambientais BVRio, uma empresa de impacto que tem como objetivo alavancar capital do setor privado para implementar e dar escala às atividades pré-operacionais desenvolvidas pelo Instituto BVRio.

Além do IFT, participam do debate, também, as seguintes instituições: IEB; Imaflora; Ipam; Ministério do Meio Ambiente; OELA; Rights and Resources Initiative – RRI; Serviço Florestal Brasileiro; UFPA; Embrapa; IDESAM; FUNDO VALE; COMFLONA – Flona Tapajós (PA); COOPERFLORESTA (AC); IDAM (AM); Fase; Ford Foundation; Fundação Roberto Marinho; Pesquisadores; Imazon; ICMBio; Cooperfloresta; e Clua.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário