Infográfico apresenta números do Programa Florestas Comunitárias do IFT

Infográfico apresenta números do Programa Florestas Comunitárias do IFT

O IFT é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse público que atua com manejo florestal na Amazônia há mais de 20 anos. Para promover o uso sustentável das florestas por famílias e comunidades foi criado em 2012 o Programa Florestas Comunitárias. Os números da atuação do programa são animadores e apontam para a importância de fortalecer o manejo florestal comunitário. Quer saber que números são esses? É só assistir AQUI o infográfico animado desenvolvido no âmbito de projeto realizado em parceria com o Fundo Vale.

O Programa de Florestas Comunitárias tem como público-alvo as populações tradicionais e produtores florestais de pequena escala da Amazônia. O objetivo é apoiar, tutorear e assessorar nas escolhas produtivas relacionadas direta ou indiretamente ao uso e à conservação de florestas. Com isso, o IFT busca apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos de manejo florestal comunitário e familiar de uso múltiplo em florestas públicas, como Unidades de Conservação de Uso Sustentável, assentamentos ambientalmente diferenciados da região amazônica e fortalecer a governança florestal com ênfase nas questões de gênero e juventude.

PMFS

Você sa bia que na Amazônia existem 10 Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) aprovados e em execução dentro de Unidades de Conservação federal da modalidade Uso Sustentável? Desses, o IFT apoiou diretamente oito planos. No Pará seis comunidades tradicionais da Reserva Extrativista Verde para Sempre iniciaram em 2017 o manejo florestal sustentável madeireiro e contam com o apoio técnico do IFT. A organização das finanças, execução da atividade técnica operacional e administração do empreendimento coletivo é toda desenvolvida pelos próprios comunitários que contam com apoio de parceiros.

No estado do Pará o IFT atua nas Reservas Extrativistas Mapuá, Terra Grande-Pracuúba e Arióca Pruanã, localizadas no território do Marajó; e também na Verde para Sempre, que fica na região do Xingu. Já no Amazonas, o IFT atua na Resex Ituxi, na região do Rio Purus. Além disso, apoia o Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá, no município de Anapu, que possui uma Área de Manejo Florestal de mais de 23 mil hectares.

As práticas comunitárias apoiadas pelo programa renderam 2 prêmios oferecidos pelo instituto Brasileiro de Administração Municipal e o reconhecimento internacional da experiência na RESEX Ituxi pela Forest Connect, rede internacional de fomento ao Manejo Florestal Comunitário que o IFT passou a fazer parte em 2016. Por meio do Programa Florestas Comunitárias, cerca de 350 pessoas participaram dos cursos sobre manejo florestal sustentável.

O programa assessora a consolidação de UMA cooperativa comunitária, a Cooperativa Agroextrativista da Resex Ituxi, Coopagri, que vai comercializar inicialmente CINCO produtos principais: castanha-do-brasil, óleo de copaíba, madeira, farinha de mandioca e pirarucu manejado.

O programa florestas comunitárias foi um dos fundadores do GT MFC do Marajó, criado em 2014. O grupo interinstitucional atua com a governança florestal e promoção do Manejo Florestal Comunitário de uso múltiplo em Unidades de Conservação de uso sustentável do Marajó.

Com o apoio direto do Programa Florestas Comunitárias, SEIS Autorizações de Exploração (AUTEX) foram liberadas, 5 na Resex Verde para Sempre e uma na Resex Ituxi. Somando os seis projetos, são mais de 42 mil hectares de florestas comunitárias licenciadas para o manejo florestal madeireiro com o apoio do IFT. O IFT apoia, também, a exploração madeireira na comunidade Arimum, na Resex Verde para Sempre. Lá, o projeto possui o selo FSC de Certificação Florestal. O volume de madeira dos SEIS projetos da Resex Verde Para Sempre está estimado em 890 mil metros cúbicos em 30 anos. Já na Resex Ituxi, onde a madeira é vendida em prancha, o volume chegará a quase OITO mil metros cúbicos em 10 anos.

Desde que surgiu, o programa captou mais de 4 milhões e 500 mil reais para fortalecer o manejo florestal comunitário nas áreas de atuação. Esses são apenas alguns números da atuação do programa que apontam para a importância de fortalecer o manejo florestal comunitário na Amazônia.

Veja o infográfico: https://www.youtube.com/watch?v=gCHBPa4Pajc&feature=em-upload_owner

Ficha Técnica

Direção de Arte e Criação

Joércio Fontinelle Barbalho Júnior – Paspatto

Direção e Roteiro

Elias Santos

Revisão

Iran Paz Pires

Ana Carolina Vieira

Ana Luiza Violato Espada

Sem Comentários

Publicar Um Comentário