IFT realiza Inventário Florestal na Floresta Nacional do Bom futuro, em Rondônia

IFT realiza Inventário Florestal na Floresta Nacional do Bom futuro, em Rondônia

Prestação de serviços no setor agroflorestal é uma das expertises do Instituto Floresta Tropical (IFT). A Equipe técnica da instituição é qualificada em melhores técnicas de manejo de florestas tropicais e atuam na Amazônia há 24 anos. Em contrato firmado com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o IFT realizou o inventário florestal na Floresta Nacional (Flona) do Bom futuro, em Rondônia. O território possui mais de 97 mil hectares de extensão.

O serviço prestado à Unidade de Conservação Federal (UC) compõe a agenda de ações do ICMBio para estabelecer no território o manejo florestal por meio de concessão florestal. Rondônia possui três UCs na categoria Floresta Nacional: Jacundá, Jamari e Bom Futuro, apenas na última ainda não ocorre manejo florestal via concessão.

O trabalho desenvolvido pelo IFT levantou informações sobre a composição, estrutura e capacidade produtiva da floresta, tanto para produtos madeireiros como para produtos não-madeireiros. “Os resultados serão utilizados para subsidiar a definição do zoneamento da Unidade de Conservação e as normas para cada zona. Além disso subsidiará a elaboração de um futuro edital de concessão florestal”, explica Iran Paz Pires, secretário executivo do IFT.

O inventário amostral é um dos serviços desenvolvido pelo IFT por meio de parcerias, que podem ser órgãos públicos das três esferas do poder, empresas e organizações da sociedade civil. Na equipe, a instituição conta com profissionais florestais com ampla expertise na avaliação de campo, uso de equipamentos e coleta de material botânico.

Concessão florestal

O manejo florestal realizado em áreas de concessão é objeto de trabalho e pesquisa do IFT. Em Informativo Técnico intitulado “As concessões de florestas públicas na Amazônia brasileira: como concorrer a uma concessão florestal?”, que você pode ler AQUI, a instituição aponta os caminhos que empreendimentos florestais, em especial os de pequeno e médio porte, devem percorrer para participar do processo de licitação a uma dada concessão.

Por definição, uma concessão florestal é um modelo de gestão de florestas públicas em que pessoas jurídicas, em consórcio ou não, selecionadas por licitação, realizam o manejo florestal de produtos e serviços mediante pagamento, além de outras obrigações. A Amazônia abriga uma rede de florestas públicas estaduais e federais inseridas no Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Ministério do Meio Ambiente (CNFP/MMA) e atualizados em 2016. Dos 13,6 milhões de hectares de floresta no estado de Rondônia, cerca de 9,4 milhões de ha são florestas destinadas à concessão.

Equipe em campo durante realização de inventário.

Quer contratar um dos serviços do IFT?

Entre em contato:

Telefone: 91 3202-8300

E-mail: geral@ift.org.br

Sem Comentários

Publicar Um Comentário