IFT ministra curso NR-12, interessados devem entrar em contato

IFT ministra curso NR-12, interessados devem entrar em contato

Entre atividades desenvolvidas pelo IFT está o curso NR 12 – Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos (MOTOSSERRAS). A Norma Regulamentadora especifica referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

Muitas empresas já realizaram o curso, formatado para uma turma de 15 pessoas e com carga horária de 8 horas de atividades teóricas e práticas. O conteúdo programático envolve conhecimentos como: Estudo do catálogo/manual de operação do motosserra; Procedimentos operacionais (técnicas de corte e traçamento); Reconhecimento, avaliação e controle dos riscos; Equipamentos de proteção individual (EPI) e da Motosserra; Prevenção e primeiros-socorros em acidentes com motosserras; e cuidados ambientais na utilização, abastecimento e manutenção.

As organizações que tiverem interesse em contratar o curso podem entrar em contato com o IFT por e-mail e telefones que estão disponíveis em nosso site. Lembrando que as disposições da NR 12 referem-se a máquinas e equipamentos novos e usados, exceto nos itens em que houver menção específica quanto à sua aplicabilidade. O empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e medidas apropriadas sempre que houver pessoas com deficiência envolvidas direta ou indiretamente no trabalho São consideradas medidas de proteção, a ser adotadas nessa ordem de prioridade: medidas de proteção coletiva; medidas administrativas ou de organização do trabalho; e medidas de proteção individual.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário