IFT abre temporada de cursos

IFT abre temporada de cursos

A temporada 2015 de cursos do IFT está aberta. O Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB) está preparado para receber os participantes em mais uma jornada de aprendizado sobre o manejo florestal sustentável em florestas tropicais.

O IFT proporciona uma experiência “mão-na-massa”, com atividades in loco e muita prática, para agentes do governo, trabalhadores da indústria madeireira, comunidades e pequenos produtores rurais, estudantes de escolas técnicas e universidades e tomadores de decisão de diversas esferas. Muitos nunca tiveram a experiência de ver ou pôr em prática o manejo florestal.

O objetivo da instituição é ajudar estes atores a promover a economia de base florestal na região amazônica. A instituição incentiva a valorização e difusão de boas práticas de resgate dos produtos tradicionais e do conhecimento empírico secular de uso das florestas amazônicas. Para o IFT, o uso múltiplo da floresta é uma importante fonte para gerar benefícios sociais e desenvolvimento para as populações rurais do interior da Amazônia. Porém, é necessário garantir que o manejo florestal executado seja realizado seguindo as melhores práticas e técnicas existentes, de forma a efetivamente conservar os recursos explorados a longo prazo.

Nos últimos anos o IFT intensificou a atuação em comunidades do interior da Amazônia, apoiando produtores a fazerem as melhores escolhas quanto ao uso de seus recursos florestais. Muito do que é transmitido nos treinamentos e sensibilizações é resultado de testes, experimentos e observações de campo realizados ao longo dos mais de 20 anos de experiência acumulada pelo instituto. O IFT tem o maior e mais duradouro programa de aprimoramento de manejo florestal nos trópicos sendo a única organização independente da Amazônia que detém um programa de pesquisa aplicada em manejo florestal. Toda esta expertise técnica gera demanda por parte de entidades governamentais, comunidades, empresas e outras organizações que contratam o IFT para estudos técnicos florestais.

Está interessado em participar de algum curso?

Dividimos nossos cursos em duas modalidades: Ex-Situ e In-Situ. No primeiro caso os cursos são realizados fora do CMFRB, ou seja, pode ser realizado na empresa contratante ou qualquer outra área acordada previamente; no segundo caso, os cursos são realizados no próprio CMFRB com toda a estrutura ofertada pelo IFT: alojamento; alimentação; e transporte (consultar preços).

A empresa, ou grupo de pessoas, interessada em participar de um curso deve entrar em contato com o IFT pelo telefone: 3202-8300 / 8313 ou e-mail cursos@www.agenciatroia.com.br. Já quem ficou interessado em participar de cursos abertos é só registrar interesse pelo e-mail: cursos@www.agenciatroia.com.br com o título “Interesse Curso Aberto” e identificar o nome do curso de interesse que entramos em contato.

Ofertamos os seguintes cursos (Clique no título para ser direcionado à página):

Técnicas Especiais de Corte de Arvores e Segurança em Manejo Florestal (Ex-Situ)

Técnicas de Planejamento e Operação de Arraste em Manejo Florestal (Ex-Situ)

Técnicas de Planejamento e Construção de Pátios, Estradas e Infraestruturas em Manejo Florestal (Ex-Situ)

Técnicas Especiais Pré-exploratórias (Ex-Situ)

Identificação de Árvores na Exploração Florestal (In-Situ)

Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido  para Técnicos Florestais (In-Situ)

Princípios de Manejo e Certificação Florestal para Profissionais Florestais (In-Situ)

Oficina de Campo em Manejo Florestal para Tomadores de Decisão (In-Situ)

Manejo Florestal para Tomadores de Decisão (Ins-Situ)

Gerenciamento da Exploração no Manejo Florestal (In-Situ)

Gerenciamento em Manejo Florestal e Exploração de Impacto Reduzido (In-Situ)

Sem Comentários

Publicar Um Comentário