Em animação, IFT explica o que é o manejo florestal comunitário e o que é necessário para executá-lo

Em animação, IFT explica o que é o manejo florestal comunitário e o que é necessário para executá-lo

Em parceria com o Fundo Vale, o Instituto Floresta Tropical (IFT) desenvolveu a animação “Manejo Florestal Comunitário – O que é? Como fazer?” para sensibilizar, de forma lúdica e didática os interessados em compreender o manejo florestal realizado por comunidades em Unidades de Conservação. Por meio de uma linguagem fácil e pensada para atender o público principalmente comunitário a animação apresenta alguns dos passos fundamentais, de maneira objetiva e clara, para que as comunidades possam realizar de fato o manejo florestal sustentável. O vídeo aborda questões regulatórias, técnicas e operacionais do manejo, assim como diretrizes organizacionais necessárias para tornar a atividade uma realidade.

Contribuir com o efetivo estabelecimento das cadeias de valor dos produtos florestais desenvolvidos por comunidades tradicionais na Amazônia é um desafio que o IFT assumiu como missão. Para isso estruturou um programa que tem atuado em diversas frentes de fortalecimento do Manejo Florestal Comunitário e Familiar (MFCF): o programa Florestas Comunitárias. Foi no âmbito desse programa que a animação foi desenvolvida.

Florestas

O manejo florestal quando realizado de forma coletiva por povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e agricultores familiares pode ser chamado de manejo florestal comunitário e familiar (MFCF). O marco legal para o MFCF foi a Lei de Gestão de Florestas Públicas (LGFP) nº 11.284/2006, e mais recentemente o Decreto № 6.874/2009 que instituiu, no âmbito dos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário, o Programa Federal de Manejo Florestal Comunitário e Familiar.

Na visão do IFT, o MFCF é a união do planejamento, de ações e de técnicas adequadas para o uso econômico da floresta, realizado por um grupo familiar ou de moradores de áreas florestais que possuem o direito de uso da floresta (área particular ou concessão de direito real de uso). Nesse arranjo, as pessoas envolvidas assumem o compromisso de cuidar da floresta, buscando benefícios ecológicos, sociais, culturais, econômicos e legais. Isto é possível por meio da conservação do meio ambiente, saúde, educação, trabalho digno e geração de renda.

Ficha Técnica

Animação: Manejo Florestal Comunitário – O que é? Como fazer?

Duração: 08’09’’

Produção e Execução

Paspatoo – Joercio Fontinelle Barbalho Junior

Roteiro e Direção

Elias Santos

Revisão

Ana Carolina Vieira

Iran Paz Pires

Ana Luiza Violato Espada

Apoio

Fundo Vale

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6KzzASESHXc&t=6s

Sem Comentários

Publicar Um Comentário