Atuação do IFT na Resex Ituxi (AM) é reconhecida em premiação internacional

Atuação do IFT na Resex Ituxi (AM) é reconhecida em premiação internacional

O Instituto Florestas Tropical (IFT) foi uma das 10 instituições premiadas pelo programa Forest Connect, coordenado pelo IIED (International Institute for Environment and Development), no edital “Asegurando los Negocios Forestales”, ou “Assegurando os Negócios Florestais”, em livre tradução. Com a premiação, o IFT vai participar da quinta reunião internacional do Forest Connect, em Quito, no Equador, em que apresentará sua experiência com o manejo florestal comunitário, em especial a experiência na RESEX Ituxi, além disso e receberá capacitação em ferramentas de gestão de risco em empreendimentos florestais comunitários para aplicar na Reserva Extrativista Ituxi, em Lábrea, no Amazonas.

Os vencedores terão todas as despesas pagas (transporte, hospedagem e alimentação) pela instituição proponente do edital. O Taller terá a duração de quatro dias e será realizada em novembro de 2016. O estudo de caso submetido pelo IFT é referente ao apoio desenvolvido na Resex Ituxi e aponta o processo de implantação do manejo florestal comunitário na região.

De acordo com Ana Carolina Vieira, coordenadora do programa Florestas Comunitárias do IFT, a gestão organizacional é um desafio pela complexidade que envolve a atividade florestal comunitária, que se dá desde a organização da atividade florestal e sua implantação, à gestão e o envolvimento de pessoas e contratos, a gestão administrativa e financeira, o estabelecimento de parcerias e arranjos comerciais que viabilizem valores justos para a produção florestal legal e comunitária. Esses elementos compõe os riscos da governança florestal pelas populações tradicionais na Amazônia Brasileira.

“A ferramenta irá contribuir com o fortalecimento da governança florestal da Resex Ituxi de maneira a estimular o diálogo participativo e sistematizado, sobre os riscos internos e externos que envolvem a cadeia de valor da madeira”, explica Carolina. Entre os contextos que precisam ser levados em consideração nesse cenário, estão: macroeconômico da atividade florestal; legal da atividade florestal e da gestão de florestas públicas; da gestão sobre os recursos naturais e meio ambiente; os benefícios sociais diretos e indiretos; do desenvolvimento tecnológico da cadeia de valor da madeira. A partir dessa análise criar uma estratégia participativa de gestão e monitoramento dos riscos.

De acordo com a coordenadora, esse leque de informações contribuirá para tomadas de decisão assertivas tanto no que tange a atividade florestal como para os arranjos comerciais. “É o que vai fortalecer também a transparência de informações e por consequência as relações de parcerias interinstitucionais que vão desde agentes governamentais como o ICMBio, órgão gestor das unidades de conservação, Serviço Florestal Brasileiro, às organizações da sociedade civil, como associações, ONGs, OSCIPS, à parcerias internacionais como o Serviço Florestal Americano”, afirma Ana Carolina.

Ação

No âmbito das estratégias e ações relacionadas à gestão dos recursos naturais em florestas de uso comunitário, o IFT se atentou para os problemas enfrentados por comunidades que buscam realizar o manejo florestal como alternativa para geração de renda e estabelecimento de atividades econômicas legais. A partir de demandas apresentadas pelas próprias comunidades e pelos órgãos gestores de florestas públicas o IFT estabeleceu um programa específico para apoiar e assessorar produtores florestais de pequena escala e comunidades: o Programa Florestas Comunitárias.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário