Em Quito, no Equador, IFT apresenta iniciativa de manejo madeireiro comunitário em unidade de conservação da Amazônia

Em Quito, no Equador, IFT apresenta iniciativa de manejo madeireiro comunitário em unidade de conservação da Amazônia

O Instituto Floresta Tropical (IFT) é o representante brasileiro no 5º Workshop Internacional do Forest Connect, coordenado pelo IIED (International Institute for Environment and Development) e com apoio da ONG Somos del Sur, que foi realizado em Quito, no Equador, do dia 22 a 24 de novembro. A participação da instituição foi garantida por meio de premiação no edital “Asegurando los Negocios Forestales”, que elegeu 10 práticas florestais desenvolvidas em ambiente comunitário.

Com o tema “Manejo de risco em empreendimentos florestais familiares e comunitários: assegurando o futuro”, o workshop foi o momento de apresentar os resultados preliminares de aplicação de um conjunto de ferramentas de gestão de risco em empreendimentos florestais comunitários. “Foram dias de muita troca de experiência e cultura. No evento estiveram presentes diversos países de diferentes continentes, como Gana, Quênia, Filipinas, Vietnam, Indonésia, Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, Estados Unidos e Escócia”, contou do Equador Ana Luiza Violato Espada, pesquisadora associada do IFT.

img_6999

Vice-Ministro da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca do Equador, Jamill Ramon, conversa com participantes do workshop.

A pesquisadora conta que o IFT está disseminando as experiências de manejo florestal comunitário vivenciadas nas Reservas extrativistas (Resex) da Amazônia, com foco na Resex Ituxi. “Estamos compartilhando e aprendendo muito com as experiências, desafios e soluções de países vizinhos, como Equador e outros da África e Ásia”, complementou.

Como parte das atividades do workshop, os participantes visitaram um empreendimento familiar chamado Allpabambu, localizado na região norte do Equador, povoado de Pedro Vicente Maldonado, entre a Serra e a Costa Equatoriana. “Neste empreendimento, a família maneja e comercializa bambu de duas espécies, uma exótica (Dendrocalamus giganteus) e outra nativa do Equador (Guadua angustifolia)”, comentou Ana Luiza.

img_7091

Manejo florestal no Equador.

A coordenadora do Programa Florestas Comunitárias do IFT, Ana Carolina Viera, explicou que as ferramentas de identificação e análise de riscos dos empreendimentos florestais foram testadas na Cooperativa de produtores Agroextrativistas de Ituxi (COOPAGRI). “Essa ferramenta que será aplicada também nos outros empreendimentos florestais comunitários de atuação do IFT, pode fortalecer as iniciativas e contribuir com a transformação dos riscos em oportunidades”.

img_7138

Participantes do workshop em atividade de campo.

Um dos principais resultados do workshop foi a inclusão de uma aliança entre países da América Latina no Forest Connect, uma plataforma de aprendizado e troca de experiências para promover iniciativas de uso dos recursos naturais por empreendimentos familiares e comunitários ao redor do mundo. As ações do Forest Connect dependem da proatividade e colaboração de rede internacional de organizações e pessoas, sendo coordenado pelo International Institute for Environment and Development (IIED), FAO-Forest and Farm Facility (FFF) e o Centre for People and Forests que administra o Forest Connect Asia (RECOFTC) além do Earth Innovation Institute (EII) junto com organizações regionais como Forest Connect-Asia e pan-African network (AFECONET).

img_7124

Atividade de campo.

Resex Ituxi

No âmbito das estratégias e ações relacionadas à gestão dos recursos naturais em florestas de uso comunitário, o IFT se atentou para os problemas enfrentados por comunidades que buscam realizar o manejo florestal como alternativa para geração de renda e estabelecimento de atividades econômicas legais. A partir de demandas apresentadas pelas próprias comunidades da Resex Ituxi, e pelos órgãos gestores de florestas públicas, o IFT estabeleceu parceria que fortalece a gestão organizacional e a operacionalização técnica do manejo florestal comunitário na região.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário