Boletim Técnico do IFT apresenta metodologia para aplicação do Marco Estratégico em empreendimentos florestais comunitários

Boletim Técnico do IFT apresenta metodologia para aplicação do Marco Estratégico em empreendimentos florestais comunitários

O instituto Floresta Tropical (IFT) lança o oitavo volume da série de Boletins Técnicos que publica desde 2011. Os boletins editados pelo IFT compilam informações sobre a atuação da instituição em diferentes âmbitos do manejo florestal na Amazônia. Desta vez, são apresentadas ao leitor estratégias utilizadas pela instituição para aplicação da metodologia Marco Estratégico em empreendimentos florestais comunitários. Com o título “Marco Estratégico: um método organizacional para estruturação de empreendimentos florestais comunitários”, a publicação estará disponível para download (AQUI).

O IFT atua diretamente em três Unidades de Conservação (UCs) federal de Usos Sustentável da modalidade Reserva Extrativista (Resex): Mapuá, localizada no município de Breves (PA), no arquipélago do Marajó; Verde para Sempre, localizada no município de Porto de Moz (PA); e Ituxi, em Lábrea (AM). Nessas localidades, a parceria entre IFT e os povos da floresta excede a expertise técnica-operacional em manejo florestal e se estabelece, também, no âmbito do fortalecimento organizacional por meio da aplicação de ferramentas sociais de valorização da cultura local, e engajamento dos produtores agroextrativistas de pequena escala na promoção e idealização de negócios comunitários sustentáveis.

Entre as estratégias utilizadas pelo IFT para fortalecer a organização social está a metodologia do Marco Estratégico (ME): um planejamento estratégico-organizacional que trabalha noções de coletivismo, princípios e diretrizes organizacionais a partir da visão das comunidades em relação aos objetivos finalísticos do projeto de manejo florestal comunitário. As diretrizes do ME determinam que todo planejamento deve partir da definição daquilo que é estratégico, para depois pensar no operacional. Portanto, seria um movimento natural definir os objetivos e depois implementar ações para atingi-los. Assim, o Marco Estratégico seria um processo de reflexão daquilo que são os objetivos maiores das ações das comunidades em prol do manejo florestal, e por isso contribui com o processo de sensibilização das comunidades para o trabalho coletivo e apropriação de conceitos e práticas que nortearam toda ação dos empreendimentos comunitários.

O ME fomenta nas comunidades o debate reflexivo sobre os traços culturais que os unem, a história dos grupos e qual o tipo de organização que almejam para o negócio florestal. A metodologia do ME foi aplicada pelo IFT em duas Resex: Ituxi (AM) e Verde para Sempre (PA), na comunidade Itapéua. No Boletim Técnico nº08, são apresentados o processo de aplicação das metodologias do Marco Estratégico e o desenvolvimento do produto comunicacional oriundo de todo esse processo: o Folder do Marco Estratégico.

Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pela equipe técnica da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. É voltado a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

Você pode acessar o Boletim Técnico Nº 08 AQUI!

Sem Comentários

Publicar Um Comentário