Balanço anual de Cursos do IFT aponta aumento na participação de comunitários

Balanço anual de Cursos do IFT aponta aumento na participação de comunitários

O levantamento anual de participantes dos cursos de treinamento e capacitações técnicas realizados pelo Instituto Floresta Tropical (IFT) apontou que 137 comunitários participaram das atividades desenvolvidas pela instituição, em 2016, seja no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch (CMFRB) – área de experimentações em manejo de florestas nativas-, ou nas próprias comunidades em que residem. Este número representa um aumento de 700% em relação ao ano de 2015.

O manejo florestal madeireiro sustentável comunitário é apontado como uma das principais atividades de combate ao desmatamento. Por legalizar a atividade em regiões de intenso conflito, o manejo florestal regulamentado agrega mecanismos de controle do uso das florestas e permite ao poder público estabelecer parcerias com as comunidades em diferentes âmbitos. “Daí, portanto, considerarmos fundamental treinar e capacitar esse público especificamente, para que saibam aplicar diretrizes legais já estabelecidas para atividade”, destaca Iran Pires, secretário Executivo do IFT.

Para o instituto, o uso múltiplo da floresta é uma importante fonte para gerar benefícios sociais e proporcionar o desenvolvimento de populações rurais residentes na Amazônia. Por isso, luta para garantir que o manejo florestal executado seja realizado seguindo as melhores práticas e técnicas existentes, de forma a efetivamente conservar os recursos manejados a longo prazo. Em 2016, o IFT foi requisitado e intensificou a atuação em comunidades do interior da Amazônia, ajudando produtores a fazerem as melhores escolhas quanto ao uso de seus recursos florestais.

Números

De acordo com o balanço anual de cursos, 59 mulheres participaram das capacitações e treinamentos desenvolvidos pelo IFT nos variados públicos atendidos. O número representa cerca de 15% do total de 387 pessoas capacitadas por meio de cursos e treinamentos realizados pelo IFT só em 2016. Além disso, cresceu em 30% a procura das industrias madeireiras pelos cursos do IFT. Em 2016, a instituição capacitou 158 trabalhadores do setor madeireiro, em 2015 esse número foi de 122. Já a parceria do IFT com instituições de ensino superior garantiu a participação de 58 estudantes.

Segundo Iran Pires, os números são animadores, porém ainda estão aquém da demanda e potencial existentes. “Infelizmente o fomento a preparação de mão de obra especializada tem sido pífio frente às necessidades e renegado a segundo plano, tanto por governos, quanto por parte de financiadores. A qualidade do manejo está atrelada a preparação de pessoal para planejar e executar as diversas atividades do manejo. Tudo isso vem reforçar a necessidade de mantermos o bem-sucedido programa de capacitação e treinamento que é referência nos trópicos”, comenta Iran.

Segundo o secretário executivo, muito do que os técnicos e engenheiros do IFT transmitem durante os treinamentos e sensibilizações é resultado de testes, experimentos e observações de campo realizados ao longo de mais de 20 anos de experiência acumulados pela instituição. É do IFT o maior e mais duradouro programa de aprimoramento de manejo florestal nos trópicos, sendo a única organização independente da Amazônia que executa um programa de pesquisa, treinamentos, capacitações e sensibilização aplicada em manejo florestal.

Quer saber mais sobre os cursos do IFT? Acesse: ift.org.br/cursos/

Sem Comentários

Publicar Um Comentário