21 jan Projeto ‘Retomada’ avança com capacitações na Resex Verde Para Sempre
O projeto ‘Retomada do Manejo Florestal Comunitário’, do Instituto Floresta Tropical Johan Zweede, encerrou o ano de 2024 com duas novas capacitações na Reserva Extrativista (Resex) Verde Para Sempre, em Porto de Moz, Oeste do Pará. Os cursos de Técnicas Especiais Pré-Exploratórias (TPE), ministrados pela equipe técnica do IFT, ocorreram nas comunidades Por Ti Meu Deus e Paraíso e capacitaram 31 manejadores locais.
A iniciativa, financiada pelo Fundo Vale, tem como objetivo fortalecer o manejo florestal sustentável na maior Unidade de Conservação de Uso Sustentável do país.
Nos dias 20 a 23 de novembro, o projeto promoveu o treinamento na comunidade Por Ti Meu Deus. A atividade, também destinada a moradores da comunidade Juçara, contou com o apoio do grupo de manejadores local, da Associação de Desenvolvimento Agroextrativista do Baixo Acarai (ADABA) e da empresa Dendrolog Projetos Sustentáveis, especializada em gestão florestal.
Nos dias 26 a 29 de novembro foi a vez da comunidade Paraíso receber o curso TPE. No dia anterior ao treinamento, a equipe do IFT participou de uma reunião na comunidade para apresentar o projeto ‘Retomada’ e debater a reformulação do regimento interno do projeto. A reunião contou com a participação de lideranças comunitárias e integrantes do Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e Associação Comunitária Deus Proverá (ACDP).
Durante os cursos, coordenados pelos instrutores técnicos João Adriano Lima e Paulo Moraes, foram apresentadas as metodologias utilizadas para execução do planejamento e definição de Unidade de Produção Anual (UPA) e Unidades de Trabalho (UT), delimitação e abertura de trilhas de orientação, inventario florestal 100%, noções de elaboração de croqui e mapas manuais, seleção de árvores, além de orientações para o uso de bússola e GPS.
Segundo João Lima, o curso de TPE permite que os manejadores façam o planejamento e o microzoneamento da área da UPA antes de iniciar a exploração no local.
“Nesses dois treinamentos falamos sobre o planejamento e o microzoneamento da área da UPA e a importância do inventario florestal para qualificar 100% das espécies que estão dentro dessa área. Ao final do curso fizemos uma roda de diálogo e apresentação dos dados de inventário coletados pelos participantes em campo junto a uma demonstração de construção do mapa da área com base nas informações levantadas no croqui”, explica o instrutor.
Para os manejadores que já participaram de atividade florestal na Resex Verde Para Sempre, os treinamentos funcionam como uma atualização e reciclagem desses conhecimentos. Para os novos manejadores que chegam ao empreendimento, os cursos são uma oportunidade para compreender mais sobre a dinâmica do manejo florestal sustentável no território.
Retomada do Manejo Florestal Comunitário
Financiado pelo Fundo Vale, o projeto ‘Retomada do Manejo Florestal Comunitário de Apoio a Projetos da Sociobiodiversidade na Resex Verde Para Sempre’ tem como objetivo fortalecer o manejo florestal sustentável na maior Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Brasil. A iniciativa integra o projeto Sustenta Bio – aliança pelo fortalecimento das economias da sociobiodiversidade em áreas protegidas, realizado pelo ICMBio, Vale e Fundo Vale em parceria com outras organizações que atuam na Amazônia. O projeto prevê estruturação da produção madeireira local, a promoção de novas cadeias da sociobiodiversidade e o fortalecimento dos planos de manejo florestal comunitários na Resex.
Sem Comentários